terça-feira, 12 de janeiro de 2016

UFCA oferta 790 vagas no Sisu 2016; inscrições entre 11 e 14 de janeiro

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2016, ofertará 790 vagas - ampla concorrência e vagas reservadas para estudantes de escola pública - em 13 cursos de graduação da instituição. As inscrições serão abertas desde ontem e seguem até 23h59 (horário de Brasília) do dia 14, no site sisu.mec.gov.br.

Qualquer estudante que tenha participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota na prova de redação que não seja zero pode participar. O resultado do Enem será divulgado nesta sexta-feira, 8. 

Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o candidato pode escolher até duas opções de curso, identificando a ordem de preferência. No momento de definir, devem ser especificados a instituição de ensino superior, o campus, o curso e o turno. Depois disso, o sistema indicará as notas de corte para cada curso. Até o fim do prazo, dia 14, o candidato poderá mudar de opção, se assim preferir, de acordo com a nota. 

Ao indicar algum curso da UFCA, o candidato também precisa informar se pretende concorrer às vagas reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012). Metade das vagas de cada curso é reservada para essas modalidades previstas em lei. 

Cursos
A Universidade Federal do Cariri ofertará vaga em 13 cursos de graduação nesta primeira edição do Sisu 2016: Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (150); Medicina (40); Agronomia (50); Administração (50); Administração Pública (50); Biblioteconomia (50); Design de Produtos (50); Engenharia Civil (100); Engenharia de Materiais (100); Filosofia-Licenciatura (30); Filosofia-Bacharelado (20); Jornalismo (50); Música (50).

Notas e Pesos
Este ano, de acordo com o pró-reitor adjunto de Ensino, Demetrius Barbosa Cartaxo, a UFCA adotará uma novidade: em alguns cursos, as notas das provas terão pesos diferentes (1 a 3), de acordo com a área afim daquela graduação (Veja a lista completa aqui). Em Agronomia, por exemplo, as avaliações de “Matemática e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” terão peso 2; já em Biblioteconomia, foram atribuídos peso 3 para “Redação” e “Ciências Humanas e suas Tecnologias”. 

“A adoção de pesos é uma decisão da instituição. Isso quer dizer que um determinado curso vai priorizar candidatos que tenham tirado notas mais elevadas naquela área de sua atuação”, explica Demetrius. 

O resultado da primeira edição sairá no dia 18 de janeiro. O candidato selecionado será convocado a fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês. A Pró-reitoria de Ensino divulgará edital informando a documentação necessária e os locais de realização do procedimento. 

Nenhum comentário: