sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Das tatuagens à escultura: a transição artística de escultor juazeirense

Ex- tatuador faz parte da nova geração de artistas plásticos do Cariri produzindo arte sacra

Cícero Evânio, 24, conhecido entre familiares e amigos como Panta, começou no ofício de escultor há três anos e meio. Deixou de lado o trabalho de tatuador e passou a se dedicar à criação de esculturas feitas a partir da imburana, madeira muito comum nas produções de artistas como Mestre Noza, Manoel Graciano, Nino e demais que já contribuíram para a arte popular.

Hoje Panta desenvolve sua atividade no Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte,  no qual foi recebido e orientado por Gil um dos pioneiros a trabalhar no Centro. Ele conta que, desde criança, sempre esteve ligado às artes, gostava de desenhar, pintar, mas quando começou a esculpir, descobriu um talento especial.

No início sentiu dificuldade, pois sofria muitos cortes nas mãos por conta da falta de experiência no manuseio das ferramentas. “Comecei através de uma vontade que já tinha de trabalhar com esse tipo de arte, e ao chegar no Centro de Cultura tive essa oportunidade, passei pela fase de aprendizado, a trabalhar com a madeira, já que os maquinários e ferramentas são outros.” Relembra.

Além de esculpir as peças ele também finaliza o processo de criação com a pintura. Especialidade que ele desenvolveu em uma viagem à Salvador na Bahia. Segundo ele, essa estética é o que mais gosta de fazer. Para ele, desenvolver esse tipo de trabalho artístico  é, motivo de orgulho pois além de realização pessoal é também uma forma de se comunicar com outras culturas do país e até do exterior.

O artista já esculpiu personagens famosos da cultura popular como Luiz Gonzaga, Padre Cícero, Lampião, mas decidiu se especializar na confecção e pintura de peças religiosas como São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, São Jerônimo e outros. Dentre os segmentos estéticos já desenvolvidos pelo artista, a arte sacra é a linha na qual segue atualmente. Entre todas as suas obras já produzidas, seu próximo desafio é esculpir uma estátua de Cristo em tamanho real.


Outras Informações:
Centro de Cultura Popular Mestre Noza
Rua São Luis, 96, Centro
Telefone: (88) 3511-3133
 Assessoria de Imprensa:
Lídia Costa (88) 9 9277 - 4157
Patrícia Duarte (88) 9 9621-9188

Nenhum comentário: