sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Diocese de Crato abriu a 2ª Porta Santa dando início a Romaria das Candeias em Juazeiro - Patrícia Silva

A abertura da Romaria das Candeias teve um significado ainda maior em 2016. Na missa do dia 29 de janeiro, às 19h, o Bispo Dom Fernando Panico abriu não só a programação da romaria, mas também a segunda Porta Santa da Diocese de Crato, agora na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte,  junto aos romeiros do Padre Cícero e da Mãe das Dores.

A celebração faz parte dos rituais do Ano da Misericórdia. O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi convocado pelo Papa Francisco através da Bula “Misericordiae Vultus” (O rosto da Misericórdia). A abertura do Jubileu aconteceu na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria do ano 2015, 8 de dezembro, e a conclusão acontecerá em 2016 na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, dia 20 de novembro.

Esta é a primeira vez que um Ano Santo é vivenciado fora de Roma, com a oportunidade da Porta Santa ser aberta também em Santuários que recebem muitos peregrino, como é o caso da Basílica Nossa Senhora das Dores.

Porta Santa x Romaria
A primeira Porta Santa da Diocese de Crato foi aberta no dia 13 de dezembro de 2015. Este dia ficou marcado na fé dos católicos da região pela comunhão com Papa e também, por ter sido nesta data solene, que Dom Fernando anunciou a Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero Romão Batista, momento tão esperado pelos fiéis.

Agora junto aos romeiros a festividade continua e a Porta Santa, que representa a misericórdia de Cristo no mundo, será aberta na Basílica Nossa Senhora das Dores, um dos maiores locais de romaria da Diocese de Crato.

Ainda este ano, no mês de abril, no Santuário da Divina Misericórdia, mais uma Porta Santa será aberta concluindo assim a quantidade de Portas Santas que serão abertas na Diocese de Crato, totalizando três.

O que é a Porta Santa?
Ao falar sobre a Porta Santa, na homilia do dia 18 de novembro de 2015, o Papa Francisco explicou que, “diante de nós está a porta, mas não somente a Porta Santa, outra: a grande porta da Misericórdia de Deus – e essa é uma porta bela! –, que acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão. A porta é generosamente aberta, é preciso um pouco de coragem da nossa parte para cruzar o limiar. Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores! Aproveitemos esse momento que vem e cruzemos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!”.

O pontífice continuou, “a Igreja foi encorajada a abrir as suas portas para sair com o Senhor ao encontro dos filhos e filhas em caminho, às vezes incertos, às vezes perdidos, nestes tempos difíceis. E se a porta da misericórdia de Deus está sempre aberta, também as portas das nossas igrejas, das nossas comunidades, das nossas paróquias, das nossas instituições, das nossas dioceses, devem estar abertas, para que assim todos possam sair e levar essa misericórdia de Deus. O Jubileu significa a grande porta da misericórdia de Deus”.



Um comentário:

Colégio Dinâmico disse...

Daniel quando preciso de me inteirar melhor de um conhecimento importante da nossa cidade visito o seu precioso Blogger.Parabéns pelo seu feito histórico.