domingo, 10 de janeiro de 2016

Têm início as festividades de comemoração dos 60 anos do Santuário São Francisco das Chagas

Autor: Francisco Mário

Na última quarta-feira, 06, durante a Missa e Hora da Graça, foram iniciados os festejos de comemoração dos 60 anos do Santuário São Francisco das Chagas em Juazeiro do Norte. A celebração foi presidida pelo Provincial Frei Francisco Antônio e contou com a participação do pároco Frei Raimundo Barbosa, o Superior do Convento Frei Raimundo Matos, o Diretor do Ginásio São Francisco Frei Francisco Oliveira e o Diácono João.

Na solenidade foram mencionados aspectos da imponente construção do Santuário. A igreja foi construída em estilo lombardo- saxônico e na forma de Cruz Latina Dupla, o que levou mais de 550 mil horas de mão de obra e milhares de tijolos, sacas de cimento, quartas de cal, metros cúbicos de vidros, entre outros materiais.  Foram lembradas ainda, pessoas que contribuíram no processo de fundação e administração do Santuário.
Homenagem a pessoas que contribuíram com o Santuário. (Foto: Francisco Mário)
Imagem do Padre Cícero apresentada por Frei Barbosa e Irmã Annette. (Foto: Francisco Mário)

Durante a homilia o Provincial Frei Francisco Antônio, fez menção à exortação Apostólica Evangelli Gaudium do Santo Padre, e a necessidade de os Cristãos irem ao Encontro de Jesus. Frei Francisco destacou a importância das pessoas que se doaram e dedicaram seu esforço para a construção do Santuário e ressaltou que: “A construção de um templo de pedra, implica sempre uma realidade espiritual, a verdadeira igreja é constituída pelo povo de Deus, e se torna concreta quando o povo se volta para Ele e faz Sua vontade”.

A dona de casa, Francisca Pereira da Costa, 72, participou das primeiras celebrações, e acompanhou o processo de construção do Santuário. “Hoje é um dia muito significativo, participei da primeira celebração e estou muito grata por vivenciar a comemoração dos 60 anos da Igreja de São Francisco. Sou apaixonada por São Francisco”.
Devota de São Francisco, dona Francisca Pereira participou das primeiras celebrações no santuário. (Foto: Francisco Mário)

No momento festivo e em comunhão com a Diocese, foram prestadas homenagens ao Padre Cícero Romão Batista em decorrência da Reconciliação concedida pelo Papa Francisco, proclamadas por Dom Fernando Panico, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, por ocasião da abertura da Porta Santa.


Irmã Eugênia Emanuel, 79,
participa das festividades.  (Foto: Francisco Mário)
A religiosa, romeira e missionária Irmã Eugênia Emanuel, 79, da Congregação das Religiosas de Nossa Senhora da Assunção (GO), relata a felicidade de estar participando dos festejos do Santuário de São Francisco e a alegria da Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero. “Estou muito feliz com o resultado da reconciliação da Igreja com o Padre Cícero. Agradeço imensamente a Dom Fernando pelo empenho”.

As irmãs Francisca Rita e Francisca Maria integrantes da Paróquia de São Francisco refletem que o santuário e a devoção a São Francisco fazem parte da história de sua família. Relatam e homenageiam seus pais, Raimundo Macedo Cruz e Maria Saraiva da Cruz que incentivaram a devoção e ajudaram na construção do templo. “Nossos pais tiveram quinze filhos, todos levam o nome de Francisco ou Francisca, eles foram incansáveis devotos de São Francisco e participantes dos movimentos no santuário”.

Irmãs e devotas de São Francisco, Francisca Rita e Francisca Maria relatam devoção familiar. (Foto: Francisco Mário)

Fonte: Site da Diocese do Crato. Texto enviado por Armando Rafael.

Nenhum comentário: