quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ação social leva atendimento médico a famílias carentes no próximo sábado

Grupo de voluntários se reúne todo mês no Sítio Gravatá, em Caririaçu, e levam atendimento médico e odontológico para 700 famílias

No próximo sábado, 30, será realizada uma ação social voltada para as famílias do Sítio Gravatá, em Caririaçu. A iniciativa é dos voluntários da Comunidade Católica Quem Como Deus, de Juazeiro do Norte. Serão oferecidos atendimentos médico, serviços de salão de beleza e atividades infantis como exibição de filmes, distribuição de lanches e brincadeiras educativas. 

O evento, que está em sua quarta edição, faz parte do projeto “Mãos que Refazem” que auxilia na formação ética e religiosa de crianças e adolescentes filhos de dependentes químicos e/ou em situação de risco do Sítio Gravatá, onde moram cerca de 700 famílias. 

A comunidade Quem Como Deus surgiu em 2010, a partir da iniciativa do casal de missionários Gustavo Azevedo e Zulene Parente. Foi fundada como grupo de oração semanal e hoje conta com a ajuda de um grupo de voluntários – médico, dentista e jovens da região - para realizar as ações mensais com as famílias do Sítio Gravatá.

Para Guto Azevedo, missionário e fundador da associação, “Entre outras realizações, o grande sonho dos integrantes da Comunidade Quem Como Deus é fazer funcionar uma escola que possa atender as crianças daquela região, pois a escola que eles tinham foi fechada e as crianças não têm onde estudar”.

Lilianny Pereira, médica pediatra e neonatalogista, participa desde a primeira edição do “Mãos que refazem” como voluntária. Ela se diz contente em contribuir com o trabalho da comunidade. “É muito gratificante poder ajudar ao próximo, são coisas como essas que engrandecem o ser humano”, afirma. 

A ação acontece no Refúgio Mãe de Deus, sede da comunidade, em Caririaçu, é gratuita e aberta ao público. Os interessados em participar como voluntários que possam contribuir com doações, transporte e organização podem se cadastrar no site http://www.quemcomodeus.com ou pelos telefones (88) 98813-1157, (88) 3512 -6392. 

Conheça a instituição
Quem como Deus
A comunidade Quem Como Deus surgiu no ano de 2010, a partir da iniciativa do casal de missionários Gusttavo Azevedo e Zulene Parente.
Do ponto de vista civil e jurídico trata-se de uma associação filantrópica. Do ponto de vista clesiástico, uma associação privada de fiéis com sede na Diocese de Crato – CE. No início era apenas um grupo de oração. Hoje a comunidade conta com uma equipe fortalecida de oluntários que destinam parte de seu tempo para desenvolver uma série de atividades de cunho social, assistencial e religioso. O principal objetivo é exercer na Igreja Católica um serviço de evangelização que reanime localidades e corações marcados pela falta da esperança.
Refúgio Mãe de Deus
Inaugurado em novembro de 2014, o Refúgio Mãe de Deus é a sede da comunidade. Localizado no Sítio Gravatá, entre os municípios de Juazeiro do Norte e Caririaçu, o espaço conta com uma área de mais de vinte mil metros quadrados que abriga a Casa Comunitária, a Capela do Santíssimo Sacramento e um Centro de Evangelização com auditório e capacidade média para 800 pessoas. Além disso, o local propicia o sustento da comunidade, com estufas
para plantação, galinheiro, tanque de criação, currais e diversas fruteiras e hortaliças.
Ao redor do Refúgio existem sete povoados e sítios. A comunidade confirma o seu carisma com as caravanas de evangelização, de porta em porta, em busca dos lugares mais afastados e com deficiências pastorais. O lema é: "Anunciar onde o nome de Cristo ainda não tenha sido anunciado"
Mãos que Refazem O projeto Mãos que Refazem é uma das ações desenvolvidas pela comunidade. A ideia é prestar atendimento escolar, humano e religioso para crianças e adolescentes em situação de risco no Sítio Gravatá. É através deste projeto, que o grupo desenvolve mensalmente uma ação social com atendimento médico e recreação: brincadeiras educativas, passeios de cavalo, distribuição de lanches e exibição de filmes para o público infantil.
Atendimento Médico
No Sítio Gravatá o atendimento médico é muito escasso. Pensando nisso, a comunidade Quem Como Deus oferece, mensalmente, atendimento médico pediátrico e odontológico gratuito por meio de parcerias com profissionais voluntários. São as doutoras Edna Lima (dentista) e Lilianny Pereira (médica). O Refúgio abriga um consultório improvisado. Mais de sessenta crian ças já foram atendidas e cada uma tem seu prontuário. A comunidade
tem autorização da prefeitura municipal e próprio receituário médico.
Escola
A educação também é frágil no Sítio Gravatá. A escola que tinha fechou. Atendia apenas estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental: todos em uma sala só, com uma professora só. Hoje, as crianças precisam se deslocar seis quilômetros em carros D-20 para estudar. Diante disso, o grande sonho dos integrantes da Comunidade Quem Como Deus é fazer funcionar, no Refúgio Mãe de Deus, uma escola que possa atender essa população.
Doações
A Comunidade sobrevive de doações e de eventos que organizam como jantares e shows beneficentes. Qualquer pessoa pode contribuir.
É só realizar um cadastro no site http://www.quemcomodeus.com/ ou
através dos telefones (88) 98813-1157, (88) 3512 -6392.


Assessoria de Imprensa
Andressa Figueiredo - (88) 99939 8482
Felipe Azevedo - (88) 99695 6349
E-mail: comunidadequemcomodeus@gmail.com
Página no Facebook: https://www.facebook.com/comunidadequemcomodeus

Nenhum comentário: