terça-feira, 7 de agosto de 2012

Duas colunas do jornalismo de 35 anos atrás


NEM TUDO É FOFOCA
HEDELITA

Esse Tibério tem saída para tudo: quando indagado pelas novidades "QUENTES" da cidade ele respondeu:"-Só o tempo".

O nosso amigo Lemos que por muitos anos gerenciou o "PUMA", inaugurou recentemente a "CANTINA DO LEMOS", localizada na Rua Alencar Peixoto, 48l. Disse-nos o Lemos que para quem deseja pechinchar o lugar é ideal.

A Associação Comercial de Juazeiro do Norte vai homenagear o sr. José Siebra na próxima quinta-feira as 20 horas. O local será provavelmente a AABB.

Hoje o "nat" do primeiro aninho da garotinha Patrícia, filha do casal Joãozinho e Francisquinha. Felicidade total.

Neste 22 do corrente, a festa do JUBILEU DE OURO da Prof. Amália Xavier de Olivei ra. 50 anos de sacerdócio a frente do magistério juazeirense. Só a criação da primeira Escola Normal Rural do País e a pesquisa  em torno com Padre Cícero, no livro "O PADRE CÍCERO QUE EU CONHECI", já justifica plenamente as homenagens.

Rádio Iracema hoje aniversariando. 26 anos de pioneirismo em Juazeiro. A coluna se congratula com todos os que fazem o rádio na Iracema. Desde o gerente Coelho Alves, até o contínuo Nadiê. Uma família da pesada fazendo um rádio super-moderno. Nosso abraço ao Alcely, Cícero Antônio, Luís Carlos, Zermar Bernardes, Osmar Honorato, Dalva Mendonça, Geraldo Alves, Escurinho, Maciel Silva, etc.

Novembro, segundo Darim, é recheado de aniversário. Daqui de casa a família Balbino é quase todinha de novembro: senão vejamos: Francisca Cláudia-dia 4, Francisco Claudiney, dia 8; Claudette Maria, hoje, 15, e Natinha-a esposa, dia 22 próximo. As comemorações estão sendo feitas todas no dia hoje com um passeio no CALDAS, com a patota do jornal "O ESTADO DO CARIRI", onde o Balbino é Secretário e Redator-Chefe.

Festa de Aniversário do Treze Atlético Juazeirense, encerrada com um   baile es petacular. À meia noite foram entregues ao Sr. Antonio Fernandes Coimbra-MASCOTE) e sr. Oliveiro Fontes, os títulos de SÓCIOS HONORÁRIOS.
  Ilustrando nossa coluna, o dr. José Afonso de Oliveira, grande benemérito e incentivador deste jornal desde os primórdios de sua existência. Jose Afonso e Wilton Bezerra (este foi agraciado com um troféu pela sua dedicação ao desporto, transmitindo com exclusividade para o Ceará, a decisão do certame Paulista e o amistoso da Seleção Brasileira) estão agora numa jogada espetacular: a vinda do Fluminense do Rio de Janeiro, para o próximo dia 27, no ROMEIRÂO.

Hoje aniversario da Iracema. Apesar sua modesta posição, sem alardes, sem tomar partidarismos, a pioneira tem merecido o respeito de quantos a escutam. Com a Araripe, Educadora, Progresso e Salamanca, faz a história que o CRP começou. De Coelho Alves ao continuo, aquele abraço.

Afinal de contas, de quem é mesmo a paternidade da estrada que liga Barbalha a Jardim? Essa pergunta eu deixo com os senhores deputados da área, pois o Governador disse naquela semana de novembro de 1976 que era o grande advogado daquela via asfáltica.

Farias Brito, segundo o Deputado Deusimar Maciel, terá um hospital. Creio que esse trabalho é devido também a grande e heróica luta do Prefeito João Matias.

Casas Populares já iniciada. A preparação do terreno  indica que no próximo dia 22 teremos o mundo oficial declarando aberta a grande maratona. Construção de 440 novas residências.

O Major Erivano Cruz fez uma visita a este colunista e garantiu que voltaria em breve para uma noitada oferecida aos vereadores. O local: Brejão.

Vicente Fechine, o Secretário de Obras, tem se revelado muito eficiente. Apenas seria de bom alvitre que Sua Excelência fosse mais ousado.

Verdadeira extorsão a bolsa popular, desrespeito as leis que regem o assunta, e acima de tudo abuso pronunciado por parte de um dos seus dirigentes, foi o que presenciamos com a Churrascaria Gaúcha. O preço exorbitante ferindo as leis da SUNAB e ainda por cima, a ousadia de um dos seus responsáveis em macular o direito da imprensa em publicar fatos dessa importância A Câmara de Vereadores precisa ver esses fatos. Apelamos para o destemor e o valor parlamentar do ilustre camarista Viana Neto.

Nota do editor do Portal de Juazeiro: Estas duas colunas foram publicadas na mesma edição do dia 15 de novembro de 1977 do jornal O Estado Cariri. 
Hedelita veio de Fortaleza para Juazeiro onde militou por algum tempo na imprensa. Depois retornou a capital cearense, onde foi assessora de José Afonso. 
O colunista de Radiografia,  J.C.Pimentel, é José Carlos Pimentel, hoje advogado exercendo a função de assessor jurídico do Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte. A vantagem de publicar essas coisas da imprensa antiga de nossa cidade é que a gente resgata fatos interessantes e relembra de nomes que muitas vezes estão relegados ao esquecimento.  Agora, por exemplo, é tão bom relembrar nomes como os de Tibério Cesar, que foi durante muito tempo a grande figura do Centro Estudantal Juazeirense, vereador e jornalista, editor de vários jornais; José Afonso de Oliveira, o grande gerente do Bando Industrial do Cariri, grande desportistas, responsável pela vinda a Juazeiro de várias equipes de peso do futebol brasileiro; e a Cantina do Lemos, quem ainda se lembra? Também é bom para se lembrar como era que se fazia colunismo social em Juazeiro naquele tempo. Isso é matéria para ser estudada no curso de jornalismo da UFC Cariri.
As matérias acima estão no jornal O Estado do Cariri cuja edição faz parte do acervo de Wilton Bezerra, gentilmente doado ao Portal de Juazeiro.


Nenhum comentário: