sábado, 9 de abril de 2011

O HOMEM: Padre Cícero Romão Batista
O FATO
Na primeira edição de O Rebate,que circulou em 18 de julho de 1909, estão estampadas as cartas que Padre Cícero escreveu ao presidente do Ceará, coronel Antônio Pinto Nogueira Accioly, ao prefeito do Crato, coronel Antônio Luís e ao coronel  Adolfo Barroso, presidente da Associação Comercial do Ceará, pedindo explicitamente a independência de Juazeiro.  Tudo indica que foi a partir daí que Padre Cícero realmente percebeu a verdadeira extensão do movimento de independência de Juazeiro e aderiu à causa.
            Eis o teor das cartas:
 Exmo. Sr. Coronel Antônio Luís. Fortaleza. Chegou o tempo de pedir-lhe, como amigo e sem perturbação de sua política, que proponha e faça passar a vila o nosso Juazeiro; telegrafo também ao nosso Governador, o Sr. Dr. Accioly, para que de comum acordo o façam conforme os limites que apresento a ambos por telegrama. Espero que não haverá obstáculo, quando desde muito me tem dito que, a meu pedido, o fariam, e eu aguardava para ocasião e tempo oportuno, que chegou. O Sr. José André de Figueiredo, a meu pedido, aceita o cargo de Intendente. É um pedido de amigo. As. Padre Cícero.

Exmo. Sr. Governador Dr. Accioly. Fortaleza. Reservava o tempo oportuno, e de comum acordo com o nosso amigo o Exmo. Sr. Coronel Antônio Luís, para pedir a V. Exa. que faça passar a vila o Juazeiro do Cariri, que no primeiro deste ano, conta com 15.050 habitantes, e o complemento da área que está  em proporção razoável, ferindo muito pouca coisa aos municípios vizinhos, ficará com uma população de 25 mil almas. Os limites do novo município vão em outro telegrama junto a este. Confio que não haverá dificuldades, e desde já me confesso agradecido. Disponha do amigo. Padre Cícero.

Exmo. Sr. Coronel Adolpho Barroso. Fortaleza. Minhas cordiais saudações. Resolvi pedir aos Srs. Dr. Accioly e Coronel Antônio Luís, a criação da vila e município do nosso Juazeiro do Cariri. Agora mesmo telegrafei a ambos. Peço entender-se com eles. Poderá ver os limites que a ambos apresentei por telegrama. Disponha sempre do seu amigo. Padre Cícero.
(Fonte: Livro: História da independência de Juazeiro do Norte, de Daniel Walker)

Nenhum comentário: