sábado, 30 de abril de 2011

Inaugurado 1º Núcleo Pró-Mulher no interior

A violência contra a mulher em Juazeiro continua com níveis crescentes, de 40% ao ano de novos casos
Juazeiro do Norte O primeiro Núcleo de Gênero Pró-Mulher do interior do Estado foi inaugurado neste Município e já começou a funcionar, integrando a rede de atendimento à mulher. Hoje a cidade conta com a Delegacia de Defesa da Mulher e o Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. O Núcleo trabalhará de forma preventiva, com ações de orientação quanto aos direitos da mulher. Na ocasião, também foi entregue um veículo. Hoje, o nível da violência contra a população feminina na cidade é considerado alto. Cresce 40% por ano. A cada mês, são realizados cerca de 70 atendimentos na Delegacia do Município.
A Procuradora Geral de Justiça do Estado, Socorro França, destacou o momento como histórico e um marco para o Cariri. Os atendimentos serão realizados em nível regional. Ela lembra da inauguração do Juizado, há dois anos, e o empenho da Justiça para que fossem realizados julgamentos dos assassinos. Com o Núcleo, a procuradora afirma que serão aplicadas as verdadeiras políticas públicas para a mulher, no enfrentamento das medidas de proteção. Ela ressalta que será uma forma de acolhimento e que o local servirá de guarida. Os recursos para a instalação do Núcleo são fruto de um convênio com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.
Ela destaca a rede integrada hoje na região para a assistência às mulheres violentadas. No Núcleo, estarão disponíveis profissionais como pedagogos, psicólogos, advogados, assistentes sociais e estagiários para atuar na rede. "Isso significa apoio desses órgãos que estão realizando esse trabalho com a mulher", diz. A delegada da Mulher de Juazeiro, Marluce Andrade, destaca a importância do fortalecimento da rede que inclui equipamentos voltados para a prevenção. Diz que a violência contra a mulher no Cariri tem crescido, mesmo com esses equipamentos, e destaca a necessidade da atuação desses órgãos.

"Mesmo com todos eles, a gente verifica esse crescimento, imagine se não tivéssemos essa assistência", enfatiza. De 2009 para 2010, conforme a delegada, se verificou um crescimento no número de casos, que inclui mortes, espancamentos e outros tipos de violência, em torno de 40% ao ano. Em 2011, ela diz que não está sendo diferente. O crescimento continua.
De acordo com a delegada, o Núcleo terá um papel importante na prevenção, com palestras e campanhas, numa tentativa de educação para reduzir os níveis de violência. Haverá investimento voltado para esse trabalho. Ela atribui os casos a um problema de má formação do ser humano.

FinalidadeO coordenador do Núcleo, José Cleverlânio Pereira da Silva, diz que o Núcleo é um órgão que tem a finalidade de atuar com ações educativas, no intuito de promover a chamada igualdade de homens e mulheres. Os casos que chegarem ao local, segundo ele, serão encaminhados para os órgãos competentes, como a Delegacia da Mulher. Além das palestras e campanha, o Núcleo também, num segundo momento, será um órgão articulado com os outros equipamentos que tenham envolvimento com a causa. Além do órgão, também foi inaugurada a sede das Promotorias de Justiça e a 1ª Unidade Regional da Procuradoria Geral de Justiça, na Rua Arnóbio Bacelar Caneca, 320 - Lagoa Seca, em Juazeiro.

MAIS INFORMAÇÕES Núcleo Pró-Mulher, Rua Sargento José Marcolino Brasileiro, 569, Lagoa Seca - Promotoria da Mulher, (88) 3571.5253
Elizângela SantosRepórter
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: