sábado, 9 de abril de 2011

O Famoso Armarinho Silva e As Dez Mais Elegantes
Final da década de 60, explode com muito sucesso em Juazeiro um programa na Rádio Progresso apresentado pelo radialista José Carlos Pimentel, hoje advogado, o programa “As dez mais elegantes da cidade”, patrocinado pelo senhor João Alves Silva proprietário do Armarinho Silva, loja muito conceituada no ramo de bijouterias e brinquedos, localizada no Mercado Central, e que depois passou a funcionar na Rua São Pedro devido o grave incêndio acontecido em 1974 que destruiu as instalações de todas as lojas do Mercado. O sortimento da loja era de primeira, seu João viajava para o Sul do País para adquirir o que havia de novidade e assim os juazeirenses se beneficiavam e estavam sempre na moda com relação às bijuterias. Foi  ele quem trouxe em primeira mão as mais finas peças de bijuterias. Vale lembrar que seu João Silva possuía ainda o Armazém Silva (vendas em grosso) e outra loja especializada em brinquedos, a Pop Brinquedos. E para abrilhantar mais ainda o sucesso do armarinho, tinha como órgão divulgador a Rádio Progresso de Juazeiro, recém-inaugurada. Este programa repercutiu por muitos anos alimentando o ego e a vaidade das jovens daquela época, despertando o primor no vestir e elegância para assim participar da lista das mais elegantes. O programa acontecia no horário matutino de 10h todas as segundas-feiras, e a música que abria o programa era “Se tu não fosses tão linda" , no vozeirão de Agnaldo Timóteo. As garotas mencionadas recebiam prêmios da loja. Em conversa recente com o José Carlos Pimentel, para me inteirar mais dos fatos, ele informou que a base para a escolha das mais elegantes, era a seção de cinema matutina do domingo. Além de ser uma gostosa curtição, as meninas se embelezavam sabendo que encontrariam os rapazes e daí poderia surgir namoro como também podiam ser escolhidas como a mais elegante de Juazeiro. Quando o programa anunciava a relação das Dez Mais Elegantes, no dia seguinte era motivo de orgulho e muito comentário na escola. Lembrei de alguns nomes e outros José Carlos lembrou: Rita Pinheiro, Socorro Figueirêdo, Gerusa Cansanção, Tereza Fátima Bezerra, Ione Matias, Socorro Salatiel, Glória Lopes, Regina Macêdo, Guimar Cansanção, Aguinailde Souza, Marleide Fernandes e eu, algumas vezes. Quem lembrar de outras pessoas que participaram podem enviar os nomes que divulgarei com muito prazer. 
Na montagem fotográfica acima vemos João Silva no seu armarinho

O radialista José Carlos Pimentel e a Rádio Progresso quando funcionava no Edifício Valquiria 
Lembrete: Sobre o assunto veiculado na edição anterior, Marleide, minha prima residente em Fortaleza lembrou-me uma das músicas que faziam parte do show das brincadeiras de Dramas. No palco três personagens: pai, mãe e filha. A filha cantava: - mamãe eu quero seda e também quero um cordão, um anel de brilhante e uma saia de balão. O pai respondia: - enquanto vida tiver filha não usa balão. Filha: - tomara me casar para sair desta prisão, assim posso usar minha saia de balão.
Minha prima, foi muito oportuna a menção da música, veio até aos meus ouvidos o som da música e a maneira como a filha se balançava segurando na saia rodada. Que lembrança maravilhosa! 
E-MAIL RECEBIDO
Olá amiga Neuma,

Visitei sua coluna recordações, é de uma riqueza sem igual... Parabéns você é muito inteligente e  verdadeira  nas suas citações. Neste mundo onde todos  se esquecem que recordar é viver, você vive recordando tantos momentos e fatos marcantes de pessoas que fizeram e fazem parte da vida  de Juazeiro do Norte, cidade do nosso querido e amado Padre Cícero Romão Batista. Continue escrevendo todas essas lembranças que o tempo não consegue apagar da sua memória,   contribuindo assim para uma sociedade mais informada e educada na  riqueza da sabedoria de suas palavras... Parabéns! Parabéns!  SUCESSO! Você merece, Deus te proteja sempre e a sua abençoada família também.
Da amiga,
Sandra Marques, Aracaju,SE
RESPOSTA: Querida amiga e comadre, obrigada pelo seu comentário, veio enriquecer mais a minha coluna e também pelo desejo de sucesso e de bênçãos de Deus.
Com carinho,
Tereza Neuma

Nenhum comentário: