quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Parabéns irmã Annete Dumolin pelos 60 anos de Missão


Irmã Annete : Um presente da Bélgica para o Juazeiro. Uma dádiva dos seus irmãos romeiros, para o Juazeiro do Padim. Nascida em Liége no ano de 1935 em 14 de julho. Em 1958 graduou-se em Ciência da Religião pela Universidade Católica de Louvain, seguida também da formação em Psicologia da Religião, obtendo os títulos de mestre e doutora em Ciência da Educação com especialidade em Psicologia da Religião pela mesma Universidade Católica de Louvain.

Na sua vida acadêmica, Irmã Annette foi Assistente no Centro de Psicologia da Religião na Universidade de Louvain(UCL) no período de 1964 a 1970 e na mesma Universidade foi Professora de Ciências da Educação e Psicologia da Religião nas Faculdades de Teologia e Ciências da Educação e Psicologia entre 1970 e 1975.

Há 60 anos foi consagrada na Congregação de Nossa Senhora (Ordem das Cônegas de Santo Agostinho). Primeiramente chega ao Brasil com a irmã Ana Tereza ( in memorian) para pesquisar as comunidades eclesiais de base (CEBS) sob o ensinamento de Dom Helder Camara.

No Brasil se encanta com a história de um Padre e vem conhecer Juazeiro. Cá estando, se irmanam com toda a forte e singela energia que os romeiros e sua fé emanam. Entendem isso como um sinal e aqui resolvem acolher como local de missão de vida.

Numa voz forte e que todo romeiro conhece, reconhece e é convidado a cantar a irmã Annete nos encanta “ Eu deixei Pai , eu deixei mãe , eu deixei todos meus irmãos, vim buscar em Juazeiro...  Em 2019  recebe o  Título Doutor Honoris Causa pela Universidade Regional do Cariri , mas de todas as homenagens ser a Madrinha dos Romeiros, deixa -a comovida.


Todo romeiro se encanta com seu carisma nas reuniões as 15 horas no circulo operário, onde dá vez e voz ao romeiro e muito nos ensina como trata-los. Sua dedicação é reconhecida por eles seus irmãos, que a tratam com total intimidade de “quem é de casa” Seu amor transborda e nele sua obra de caridade se faz. Parabéns irmã Annete por toda sua missão e pela sua doação a história da nossa Juazeiro. Gratidão e desejos de muita saúde.


Nenhum comentário: