sábado, 18 de janeiro de 2020

Restauro do Relógio e da Coluna da Hora na Praça Padre Cicero


A coluna da Hora foi construída na administração de Francisco Nery da Costa Morato por Odílio figueiredo e o relógio foi oferecido por Pelúsio Correia de Macedo ao Revmo. Pe. Cicero Romão Batista . O projeto é do arquiteto Agostinho B Odisio em 1935. Conforme escritos de Daniel Walker no livro a Praça Padre Cicero, a Coluna da Hora possui três grandes destaques : o Relógio que marca as fases da lua , o alto falante do CRP e o painel representando Juazeiro em 1927 esculpido por Auguste Rodin. 

imagem da internet 

 Além disso no topo da coluna existe a palavra DEUS. A coluna da Hora abriga o Relógio que neste momento se encontra em restauração. É um dos três confeccionados na cidade pelo artesão e mecânico contemporâneo do Padre Cícero, Pelúsio Correia de Macedo.




O trabalho de restauro do relógio será feito pelo mestre Geraldo Ramos Freire, que aos 91 anos, como relojoeiro e sineiro, se dispõe a realizar a tarefa de entregar o equipamento totalmente recuperado, depois de anos sem passar por uma manutenção especializada, essa informação consta no site da PMJN e a Secretária Executiva de Cultura, Regivânia Belisário, afirma que essa, possivelmente, seja a última grande restauração realizada pelo mestre, e justamente com um trabalho representativo de um dos símbolos da cidade.


O espaço da coluna foi isolado para realização do trabalho e para maior segurança dos pedestres, que aguardam o final da obra com sua beleza para nosso grande cartão postal que é a praça Padre Cicero. 


Fontes: livro A Praça Padre Cicero de Daniel Walker

             Site: Prefeitura Municipal Juazeiro do Norte

Imagens Pautilia Ferraz

Nenhum comentário: