sábado, 18 de janeiro de 2020

106 anos da Morte da Beata Maria de Araujo- A Beata do Milagre da Hóstia


Maria Magdalena do Espirito Santo de Araújo. Nasceu em Juazeiro em maio 1863. 
história da Beata - Memorial Padre Cicero

 É protagonista junto ao Padre Cícero do Milagre da Hóstia ou Milagre do Juazeiro. Foi perseguida, humilhada, calada. Continua no “quarto escuro” da nossa história e cabe a nós abrir e desvenda-lo. Por sua missão morreu em Juazeiro em 17 de janeiro de 1914. Preta, pobre, mulher, nordestina. 
Beata Maria de Araújo

 É com certeza,  a primeira mulher a sofrer violência, que saiu na mídia na nossa cidade. Anos de história não lhe fizeram justiça, mesmo porque sua história está vinculada a do Padim Padre Cicero e nesta história há muito caminho a percorrer ainda. Que possamos nos dar as mãos e entender o que tão impar e sagrado aconteceu em nosso solo. 



 Hoje, registramos, devotos, pesquisadores, após oração junto ao busto da Beata  na praça Maria de Araújo sairem em procissão com andor pela Rua Padre Cicero. Os integrantes da procissão, com toda veneração e respeito, adentraram à Basílica cantando benditos , e lá , aos pés de Nossa Senhora das Dores , no altar do Milagre , junto aos presentes, rezou-se uma Ave Maria e deram vivas a Nossa Senhora das Dores, Beata Maria de Araújo e ao Sagrado Coração de Jesus, seguindo para o túmulo da Beata que fica simbolicamente no cemitério, onde foi rezado um terço e se pediu a proteção da Beata para a nossa Juazeiro, pediu-se que seja feita justiça ao seu nome, e aos, negros, índios, mulheres e todos os injustiçados. 





 Se discutiu ainda a possibilidade de ser colocado um busto da Beata na parede onde existe placas simbolizando o local do tumulo.

Desde já ficou agendado o corte do bolo de aniversário no dia 23 de maio próximo no largo do Socorro com apresentações culturais e canto de parabéns para nossa Beata Maria de Araújo.





E Viva a Beata Maria de Araújo!

Nenhum comentário: