segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

95 anos da Estátua do Padre Cicero Romão Batista





95 anos da Estátua do Padre Cicero Romão Batista que foi inaugurada em 11 de janeiro de 1925 na Praça Almirante Alexandrino, atual Praça Padre Cícero.

Juazeiro outrora, segundo nossos historiadores, foi palco nesta data, de uma grande festividade. Convidados ilustres e presente se fez ” A guarnição naval que compunha-se de 100 aprendizes marinheiros e um 2º Sargento, dois cabos de esquadra e três marinheiros de 1ª classe, cinco oficiais subalternos e um Capitão Tenente, comandante da escola.

Estavam fardados caprichosamente e ficaram formados defronte à estátua, e a banda de música da referida escola executando belíssimos dobrados, o povo eufórico batia palmas.


foto : Pautilia Ferraz 

 

O Padre Cícero estava presente ao ato inolvidável e acompanhado pelo saudoso Dr. Floro Bartolomeu, autoridades civis e militares de Fortaleza. Bem assim das autoridades do Crato, Barbalha e Missão Velha, São Pedro (atual Caririaçu) e Brejo Santo, inclusive a fina nata da sociedade das cidades referidas.”

No Centro da praça principal onde aconteceu e acontecem vários eventos referentes a história da cidade Juazeiro se orgulha de ter o Padre Cicero sempre a postos, com seu zelo e carinho pela cidade da qual se fez Pai.
foto: Pautilia Ferraz 

A imagem foi construída na cidade do Rio de Janeiro pelo escultor  Laurindo Ramos e concluída em 25 de novembro de 1923 conforme pode ser visualizado na sua base.

Escultor Laurindo Ramos - a estátua ainda no Rio de Janeiro  sendo concluída em novembro de 1923



Matéria completa publicada no www.portaldejuazeiro.com  Coluna - História de Juazeiro
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Livro: A Praça Padre Cícero de Daniel Walker 

(Texto resumido de um artigo publicado originalmente no Boletim do ICVC de 1982)



Nenhum comentário: