quinta-feira, 30 de junho de 2011

Neste 1º de julho de 2011 queremos homenagear o saudoso jornalista Walter Menezes Barbosa, no momento em que é lembrada a data de 20 anos do seu falecimento. Walter foi uma pessoa muito importante na vida social, cultural e educacional de Juazeiro do Norte e seu nome e memória precisam ser realçados no feliz momento em que este município comemora seu Centenário de Independência Política.  Sua vida é um exemplo de perseverança e determinação. Aos 14 anos de idade trabalhou em uma ourivesaria, onde dava polimentos em anéis, posteriormente trabalhou em uma sapataria como balconista. Aos 18 anos trabalhou como escriturário da Usina Anderson Clayton, uma firma americana com filial aqui estabelecida. Concluiu o curso de Técnico em Contabilidade, montou seu próprio escritório e foi durante muito tempo professor da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro. Era também graduado em Direito, mas foi como jornalista e professor que se destacou em nossa cidade. Foi um dos fundadores da Associação Juazeirense de Imprensa, entidade da qual foi seu primeiro  presidente. Foi correspondente dos jornais O Povo, Tribuna do Ceará, Correio do Ceará e Unitário, todos de Fortaleza. Também teve destacada atuação no teatro e no rádio. Tão logo foi inaugurada a Rádio Progresso de Juazeiro, comandou com Leofredo Pereira o programa Delegacia das lamentações, um dos maiores sucessos da radiofonia juazeirense. Walter exerceu intensa atividade em prol do desenvolvimento sócio-cultural de Juazeiro, tendo participado como presidente  de várias instituições, entre as quais Sociedade de Amparo aos Mendigos, União Contabilista Juazeirense,  Comercial Clube,  Associados dos Empregados no Comércio de Juazeiro do Norte, Rotary Club, Fundação José Barbosa dos Santos, sendo também Venerável da Loja Maçônica Evolução Nordestina. Foi um grande incentivador do folclore. Em reconhecimento aos seus relevantes  serviços prestados a Juazeiro do Norte foi alvo de várias homenagens. Nesta cidade tem  uma rua com seu nome, recebeu o troféu Mérito Municipalista do Nordeste (Troféu Padre Cícero) e a Medalha Memórias de Juazeiro, outorgada in memoriam pela Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte. Publicou os seguintes livros: Folclore juazeirense, Roteiro turístico de Juazeiro do Norte e Padre Cícero, pessoas, fotos e fatos.
Walter foi casado com a Sra. Maria Edite Figueiredo Barbosa, com quem teve os seguintes filhos: Francisco de Assis (médico), Maria de Fátima (assistente social), Lúcia Elizabeth (pedagoga), Walter Menezes Barbosa Filho (bioquímico), José Beethoven (engenheiro-agrônomo), Diana  (administradora de empresa) e Ruth Marília  (licenciada em matemática). 
Quando Walter faleceu era casado com a Sra. Terezinha de Fátima Figueiredo Barbosa (empresária, concursada da antiga Teleceará, e INSS) com quem teve dois filhos Leonardo Roncalli Figueiredo Barbosa (acadêmico do curso de Análise  de Sistema) e José Barbosa dos Santos Neto (administrador de empresa). 

Alguns pensamentos de  Walter Menezes Barbosa extraídos do livro Dados biográficos dos homenageados em logradouros públicos de Juazeiro do Norte, de Raimundo Araújo e Mário Bem Filho:
. A vida deve ser vivida com boa vontade e coragem para que ninguém se torne covarde.

. É preciso ter paciência e caridade para com os velhos. Um dia nós chegaremos também a envelhecer e precisaremos da paciência e caridade dos outros.

. Um bom aluno já vem preparado de casa. Na escola ele mostra sua dignidade, seu caráter e sua inteligência.

. Nunca faça troça de uma pessoa. A humilhação fere mais do que o fogo e a marca fica para nunca ser esquecida.

. O Padre Cícero é um santo. O que ele sofreu sem reclamar e o que fez de bom na terra, mostra sua grandeza de coração e espírito.

. Quero bem aos alunos porque me sinto igual a eles quando estou na sala ou em palestra com a turma.

. Se cada jovem soubesse o valor que possui, nunca cometeria indisciplina ou deixaria de estudar, para ser um homem feliz no futuro.

. Quando alguém falar mal de você, não se aborreça nem tenha ódio. Aguarde uma oportunidade para lhe prestar um favor, mostrando sua grandeza de espírito.

 . Sem Deus você não será nada. Deus foi quem lhe deu a vida e  vem lhe mostrando todo dia sua vontade em ajudá-lo. Seja amigo de Deus, sendo amigo das pessoas.

. A economia do mundo para funcionar, precisa de apoio da Contabilidade. Daí o valor da profissão do Contador;

. Se você conseguir, pelo menos uma vez por semana, ler um jornal, uma boa revista ou um livro, fique certo de que está conseguindo muitos conhecimentos para a vida e educando-se. Experimente.

. Seja humilde. Nunca queira mal a ninguém. Cada vez que você se torna compreensivo, sua posição cresce diante dos outros.

. Quando estiver sofrendo, não se desespere. Existe um Deus tão bom que estará ao seu lado para encorajá-lo. O sofrimento aprimora o coração e purifica a alma.

. Posso agora medir quanto o sofrimento me aproximou de Deus. Minha vida mudou muito.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA





Nenhum comentário: