sábado, 18 de junho de 2011

73ª Escola Estadual de Educação Profissional é inaugurada em Juazeiro do Norte

DENTRO
O município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, recebeu nesta quinta-feira (16), a visita do governador Cid Gomes, que entregou para a população, a Escola Estadual de Educação Profissional, a 73ª inaugurada no Interior do Estado. A inauguração da EEEP Raimundo Saraiva Coelho vai possibilitar que 540 alunos da região recebam, em tempo integral, um aperfeiçoamento técnico-pedagógico. A solenidade também contou com a participação dos secretários Izolda Cela (Educação) e Camilo Santana (Cidades), além do prefeito de Juazeiro, Dr. Santana, e dos deputados federais Manoel Salviano, Arnon Bezerra e Raimundo Macedo.

A nova escola segue o padrão das demais EEEPs do Estado, com uma estrutura de auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, quadra poliesportiva, teatro de arena, refeitório, 12 salas de aula, biblioteca e ampla área de jardim. Respeitando a predominância vocacional econômica da região, serão ofertados cursos voltados às áreas de Agrimensura, Edificações, Construção Civil e Design de Interiores.
  
Para o governador Cid Gomes, a região onde foi instalado o equipamento educacional merece maior atenção, por tratar-se de um polo econômico propenso ao crescimento. Ainda segundo o chefe do Executivo no Estado, existe uma demanda de mão-de-obra no mercado que precisa ser suprida. “Esta escola faz parte de um projeto do Governo, que visa preparar o nosso jovem para as vagas ofertadas pelo mercado. Acontece que a mão-de-obra especializada está em falta”, comentou. Cid Gomes apontou o interesse do Governo do Estado em ofertar escolas profissionalizantes para os municípios com população superior a 25 mil habitantes. “Até 2014 esperamos estar com um montante de 140 escolas profissionalizantes, o que virá a beneficiar cerca de 40 mil estudantes do Ceará”, concluiu.

A escola profissionalizante de Juazeiro do Norte oferta ensino em tempo integral (07h às 17h), com três refeições diárias e ônibus para condução de 32 alunos. Para a sua construção foram investidos R$ 8,9 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e Ministério da Educação.

A estudante Larissa Elpídeo, de 14 anos, interessada em Design de Interiores, se mostra otimista com a chegada da nova escola na sua cidade. “Acho muito bom a instalação de uma escola desse porte aqui em Juazeiro. A minha expectativa é sair daqui já com um emprego garantido”, aposta.
  
Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3466.4898)


COMENTÁRIO
Amigos de Juazeiro:

Como ferrenho defensor do curso profissionalizante para jovens  de todas as classes sociais, principalmente para os das classes baixa, média baixa e média média,  fico gratificado em saber que o meu pensamento está no caminho certo.
   O curso superior sonho de uma sociedade sedenta por saber tem o seu valor,este valor deveria vir atrelado a um cabedal de conhecimentos não oferecidos pelas Faculdades, uma vez que o ingresso nestes cursos são feitos sem  dificuldades culturais, basta uma prova que nada avalia dos candidatos e para cursos que não seriam necessários serem superiores, pois as vagas de trabalhos exigem apenas conhecimentos da profissão para ajudantes ou aprendizes e vastos conhecimentos técnicos para os que ocupam os postos técnicos como  titulares, conhecimentos estes estudados, praticados e  testados nas Escolas Técnicas Profissionalizantes.
   Esta opinião vem ao encontro à formação Superior.
  Para o ingresso nestes cursos se faz necessário uma base familiar dirigida para esta formação,um curso primário bom, um curso ginasial excelente e um curso científico exemplar onde o jovem candidato tenha conhecimentos largos da sua língua, da logística profissional, dos problemas sociais,da ética profissional,da problemática política da nação e do mundo, esta base vem da família,da escola pré Universitária ,da vontade política dos gestores públicos, das verbas na educação e do interesse global do candidato.
  O que se vê hoje no Brasil é a formação de jovens em milhares de cursos superiores desnecessários que após o seu termino não sabem para que servem,para onde vão e ficam desesperados à procura de uma ocupação com o intuito de sua sobrevivência, uma vez que durante 04 ou 5anos dedicaram o seu tempo,seu pouco dinheiro (muitas vezes ajudados pelos pais,pelos tios e pelas  aposentadorias dos avós) e a sua juventude, saindo sem uma profissão prática que seja absorvida pelo mercado. Quantos bacharelandos em turismo, relações públicas, administração em comércio exterior e outros cursos de igual  importância quando se trabalha na sua área estão em balcões de lojas, auxiliar de escritórios, ajudantes de corretores,recepcionistas de uma maneira em geral,quantos?, tudo isso fruto da falta de planejamentos e da vontade do governo mostrar ao mundo a melhora do nível da escolaridade da nação, puro engano, as maiores vítimas são os formandos.
 Tivessem estes mesmos jovens encontrado um curso básico do primário ao secundário de boa qualidade, seja particular ou público e cursado uma área profissionalizante estariam com os seus 20 anos preparados para enfrentar a vida, seriam técnicos em estradas,em construção civil,em refrigeração,técnicos em enfermagem,em informática e etc, depois que estivessem no exercício profissional,no exercício da cidadania,dono dos seus narizes,gerando o seu próprio sustento e com um vasto cabedal de conhecimentos, poderiam deveriam, seriam convocados a participar de uma eclética seleção para o ingresso no curso superior, daí sairiam grandes profissionais nas suas áreas, pois além dos conhecimentos técnicos engendrariam nos detalhes profissionais, nos porquês  de cada profissão ,inclusive no teor humano e filosófico. Estas vagas de trabalhos estão em abertas por falta de mão de obra qualificada, existem  muitos bacharelandos revoltados em ocupações que diferem de sua formação e poucos técnicos, ocasionando esta enorme vacância profissional ,paralisando o crescimento da nação.
 O curso superior é importante para todos,mas para as classes de rendas  mais baixas após uma profissão técnica, salvo para o jovem que desde a sua infância independente de sua condição social seja predestinado e vença estas barreiras apesar das dificuldades e de todos os empecilhos criados pela sociedade,estes existem e em grande quantidade,basta que sejam pinçados e selecionados pelos educadores  .
 O curso técnico profissionalizante é a base para a sobrevivência de um povo, o curso superior é a sedimentação cultural , é a independência e o ingresso na soberania pois além do conhecimento técnico a fundo tem também o conhecimento humano e filosófico como um todo. Parabéns pela criação de curso técnicos profissionalizante a salvação de um povo.
Iderval Reginaldo Tenório
 http://www.iderval.blogspot.com        um  blog cultural

Nenhum comentário: