sexta-feira, 3 de junho de 2011

Caminhada do Centenário reúne mil estudantes

Cerca de mil alunos de 11 escolas deste Município realizaram uma caminhada do Centro da cidade até a Colina do Horto, na manhã de ontem. O objetivo era participar da I Caminhada do Centenário da cidade, mas voltada para as questões do meio ambiente. Os preceitos ecológicos do Padre Cícero estão sendo levados muito a sério pelos jovens. São o principal incentivo para a realização da manifestação em favor da natureza.
Os estudantes fizeram o percurso pela estrada velha. De chapéus e camisas padronizadas, seguiram logo cedo para a o alto da Colina do Horto. Uma carroça com um personagem vestido de Padre Cícero puxou a turma. Mesmo com o cansaço, a subida de quase quatro quilômetros foi rápida. O final do percurso foi na Igreja Bom Jesus do Horto, onde foi servido um lanche e houve sorteio de bicicletas.
Professores, funcionários das escolas e a própria comunidade também participaram do ato. Uma comissão do centenário foi montada pela Secretaria de Educação para trabalhar questões relacionadas às atividades escolares e à própria história do Município. Vários projetos estão sendo desenvolvidos, dentre os quais, o que começa no dia 1º de julho e vai até o dia 17, com o plantio da árvore símbolo da cidade, o juazeiro, nas próprias escolas. No dia 1º acontece o ato solene, com o sorteio da primeira escola onde será plantada a árvore. As mudas serão cedidas pela Fundação Mussambê e estarão envolvidas cerca de 50 unidades de ensino públicas e privadas. Segundo o professor de educação física e coordenador, Antônio de Pádua Araújo, que coordenou o evento, disse que há dois meses, depois de várias reuniões, as escolas estão se preparando para essa culminância.
Segundo ele, além da semana da ecologia, a meta é resgatar para o aluno a história do Padre Cícero, que é o responsável direto pelo Juazeiro e o crescimento da cidade. Ele afirma que, além de instrutiva, a caminhada é uma manhã de lazer para os alunos.
Para que o trabalho fosse feito, aconteceram várias parcerias com a iniciativa privada. Segundo Pádua, a meta era que participasse um maior número de alunos, mas não teve transporte suficiente, pela distância do Centro da cidade. Mas o planejamento no próximo ano é que mais alunos participem da caminhada ecológica. "Esta é uma forma de levar aos alunos, de forma facilitada, o conhecimento de como preservar a natureza, envolvendo a própria cultura", afirma.
A professora Ana Mary Callou Sampaio diz que essa iniciativa é muito importante, com o resgate dos preceitos ecológicos do Padre Cícero, que há 100 anos já falava sobre ecologia e o meio ambiente.


Nenhum comentário: