quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cratense saúda Centenário de Juazeiro

O Centenário de Juazeiro do Norte - Por Olival Honor de Brito
Eu era ainda criança e já ouvia meu pai dizer que se o Crato não se cuidasse, perderia a liderança do Cariri para seu antigo distrito, o Juazeiro. Comerciante, tinha grande facilidade de fazer amigos e angariar a confiança dos clientes, mercê da honestidade que aprendeu a praticar em seus negócios. Naqueles tempos, quem não fosse honesto não repetia visitas, pois a mentira e a falsidade eram pragas malditas, que isolavam as pessoas, afastando-as do coturno social e das lides comerciais. Muitas vezes sugeri que examinasse a possibilidade de lá abrir uma filial. Respondia que não, porque um seu antigo empregado ali se estabelecera no mesmo ramo e não achava correto fazer concorrência a ele. Esses princípios éticos nortearam o desenvolvimento daquela comuna, sustentando sua liderança na confecção e comércio de jóias. Ficaram famosas as fábricas e lojas daquele ramo na Avenida São Pedro e adjacências. Ainda são pontos obrigatórios para visitas dos viajantes vindos ao sul do Ceará. No entorno dos quarteirões desse pujante comércio, foram surgindo atividades de variada mercancia, ainda dominantes, ao lado das novas práticas comerciais. Paralelamente, por força do atendimento às necessidades da vasta população imigrante e local, foram-se implantando outras profissões e vocações individuais. Assim, aquele pequeno território, inicialmente apenas um santuário religioso, transformou-se no cadinho em que se forjaram as múltiplas e variadas condições que compõem a pujante metrópole cultural do Cariri, liderada pelo Juazeiro. Cidades são como pessoas: tem um DNA original forte, que conduz cada uma ao seu destino genético. Nós, cratenses, só temos por que nos orgulhar, pois Juazeiro já foi Crato e aqui nasceu o seu mais ilustre filho.
Juazeiro está comemorando cem anos de independência política. Soube liderar como polo econômico de uma região, - o Cariri do Ceará, - ajudado pela influência das romarias em torno da fé no Padre Cícero Romão, figura carismática que empolgou todo o Nordeste brasileiro, dando à região o conceito que anualmente atrai milhares de visitantes. O trabalho, esforço e dedicação de seus filhos, implantaram o grande empório de valores autênticos, que se impõem em todos os aspectos de sua comunidade.
Parabéns, Juazeiro, o teu exemplo envaidece a todos nós.

Olival é bancário aposentado, escritor e cronsita do jornal Gazeta de Notícias, de onde o texto acima foi extraído.
NOTA DO EDITOR: Parabéns, Olival, pela sua imparcialidade, desapego ao bairrismo e seu senso de caririense. É assim que se faz!  Juazeiro e Crato se unem pela Avenida Padre Cícero. E viva a Exposição do Crato!


Nenhum comentário: