terça-feira, 28 de junho de 2011

Médico juazeirense comenta homenagem a Dona Zuíla

O médico juazeirense Iderval Reginaldo Tenório (foto acima), residente em Salvador, sensibilizado com a homenagem prestada neste blog por Renato Casimiro fez o seguinte comentário:
Salvador,  27 de Junho de 2011


      Querido historiador, jornalista, menestrel, impulsionador e importante ícone da cultura  brasileira, Professor Renato Casimiro:
      Quando vejo uma exemplar  vida toda ela dedicada a uma comunidade na vertente altruísmo, fico a imaginar: COMO É IMPORTANTE A EXISTÊNCIA DE PESSOAS DESTE QUILATE, DESTA DEDICAÇÃO E DESTA ENTREGA A UM POVO. Foi o que fez a grande Zuíla Moraes que encarou como seus filhos não só os seus, mas os filhos  de todos os Juazeirenses e não Juazeirenses que viveram por estas plagas cearenses.
     Sou de uma geração em  que tudo  que acontecia em Juazeiro e  se perguntava onde seria realizado, vinha logo a resposta: LÁ EM DONA ZUILA, as leituras, os jogos recreativos, as gincanas, as festas, as comemorações, tudo que englobasse educação, cultura, saúde  e humanismo, era em Dona Zuíla e olhe que fui aluno Salesiano outra pilastra da educação não só brasileira e sim mundial, mas estava lá a guerreira  Zuíla, agora povo de Juazeiro, existia uma grande explicação, aquela obra era por amor, por paixão, por dedicação e pelo compromisso que cada líder traz  sedimentado na mente de berço.
     Quando Dona Zuíla foi gerada Deus disse: Nasce menina, nasce em Juazeiro do Norte terra do Padre Cícero, estudas no Grupo com o seu nome (O MEU GRUPINHO, OU QUE GRUPO BOM)-GRUPO ESCOLAR PADRE CÍCERO, a mais importante escola da região que por ela  passaram muitos líderes, depois vais para a Escola Normal Rural, aperfeiçoa os conhecimentos e começa a semear neste fértil torrão as  tuas atitudes,os teus conhecimentos e não esperes por recompensas pecuniárias, a tua tarefa não será comercial, simplesmente humanitária, casarás com um bom homem e do suor do seu trabalho a tua família será provida do que existe de melhor da região e foi assim a vida da  grande e imortal Zuíla para nós desta terra.

     Casimiro, a mestra Zuíla foi  uma semeadora, uma regadora contumaz, uma cuidadora exemplar e uma grande formadora de líderes. O povo precisa saber mais sobres estes ícones, um dia falei; JUAZEIRO PRECISA URGENTEMENTE ACORDAR E ENXERGAR NOS PIONEIROS ESTA GRANDE FRUTIFICAÇÃO DE HOJE.  O amigo foi feliz e a cada dia que passa eu vou lavando a minha alma cônscio que a minha opinião não está muito longe da realidade.
     DONA ZUILA MORAES, FUI ALUNO DO MESMO GRUPO ESCOLAR PADRE CÍCERO, DEPOIS DO COLÉGIO SALESIANO, GINASIO MUNICIPAL ANTÔNIO XAVIER DE OLIVEIRA, COLÉGIO MOREIRA DE SOUZA, DEPOIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA NO CURSO DE MEDICINA, SEM ESQUECER AS AULAS DE ARITMÉTICA COM DONA TOINHA E SUA PALMATÓRIA  LÁ PERTO DO SOCORRO. HOJE COM 56 ANOS PARABENIZO A SENHORA POR TER PARTICPADO DE MINHA FORMAÇÃO SEM NUNCA TER ME DADO UMA AULA PRESENCIAL,  MAS ACREDITO QUE MUITO QUE APRENDI NA VIDA TEM COM CERTEZA O SEU DEDO, O DEDO DA BONDADE, O DEDO DA VERDADE, O DEDO DA ÉTICA E DA HUMILDADE, POIS FIQUE A SENHORA SABENDO QUE OS BONS ENSINAMENTOS SÃO PASSADOS  DE  HUMANO PARA HUMANO PELA FORÇA DA APROXIMAÇÃO E DA REVERBERAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM TODOS OS ÂNGULOS, SÓ AS ESTRELAS REVERBERAM COM TANTA ÊNFASE .

UM DIA O JUAZEIRO, O CEARÁ, O BRASIL  E O MUNDO SABERÃO AGRADECER AOS FORMADORES DE HOMENS DE BEM. 
    Solicito aos senhores deste belo jornal que levem a sério o que falei em edições anteriores: Juazeiro precisa conhecer as verdadeiras personalidades que construíram e que constrói esta terra, principalmente RECONHECER os educadores, do mesmo jeito que no agora reconheçam Daniel Walker e Renato Casimiro para que  num longínquo futuro não caiam no esquecimento, você fazem a Juazeiro de hoje. Parabéns. Um abraço fraterno do mais juazeirense  dos juazeirenses que ainda hoje dorme com um punhado de terra da Praça do Cinqüentenário e da Serra do Araripe meus dois torrões e faz questão de manter o sotaque da terrinha, todas as vezes que começa a desbotar imediatamente volto à terra do Padre Cícero e dou mais uma demão.
    Dona Zuíla, meus parabéns, a  senhora é um dos elos desta explosão do Juazeiro do Norte em muitos seguimentos, tudo fruto da Educação plantada pela senhora durante toda a sua vida.
Um abraço do amigo
Iderval Reginaldo Tenório

2 comentários:

Balbino e Eliana disse...

Uma bela homenagem a Dona Zuila feita pelo RENATO CASIMIRO, onde o mesmo relatou fielmente uma vida humana voltada inteiramente para servir. Mas eu quero aqui parabenizar ao Médico Dr. Iderval pelo excelente comentário sôbre matéria da D. Zuila Morais. Olha Dr. Iderval eu sou seu conterâneo, posso até dizer amigos de infância e adolescência, juntamente com seus outros irmãos no nosso pedacinho de chão a inesquecível Pracinha do Cinquentenário. Um abraço.Fco.Balbino

IDERVAL TENÓRIO/DRA VIRGINIA TENORIO disse...

Francisco Balbino, meu irmão,meu amigo e amigo de Jorge Marques,Ze Balbino e os demais irmãos da praça do Socorro. Na verdade os irmãos e os vizinhos de ontem não pode se afastarem. um abraço.Iderval.