segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ralph Della Cava receberá titulo de Doutor Honoris Causa da UFC Imprimir E-mail
Reunião ConsuniO historiador Ralph Della Cava receberá o Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará, por decisão unânime do Conselho Universitário, na reunião do último dia 3 de junho. A proposta foi do Reitor Jesualdo Farias e teve como relator o Vice-Reitor, Prof. Henry Campos. O norte-americano Ralph Della Cava viveu 14 meses entre Fortaleza, Juazeiro do Norte, Rio de Janeiro e outros lugares do País, pesquisando um tema que sempre foi cercado de polêmica: a vida de Padre Cícero Romão Batista (1844-1934).
Em meados de 1964, na Biblioteca Municipal de Fortaleza, ele iniciou os estudos para uma obra que mudaria a visão do Brasil em relação ao Padre fundador de Juazeiro do Norte. Suas pesquisas resultaram no livro Miracle at Joaseiro (Milagre em Juazeiro), publicado em 1976, pela Editora Paz & Terra, obra considerada uma das mais aprofundadas sobre o tema.
Em uma das entrevistas concedidas à imprensa brasileira, o historiador recordou que quando o ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy foi assassinado, Della Cava recebeu a notícia na Praia de Iracema, em Fortaleza. À época, era, conforme ele próprio descreveu, “apenas um esforçado candidato a doutor”, que produzia sua tese de doutoramento no Nordeste, sobre o mito religioso do Padre Cícero.
O projeto inicial de Ralph Della Cava era fazer uma pesquisa com o movimento operário socialista na Argentina e a ação da indústria de mineração colonial no Novo Mundo, mas seu professor-orientador o convenceu a mudar de idéia, argumentando que as romarias e os milagres atribuídos ao Padre Cícero reuniam temas que o fascinavam: religiosidade, política e cultura popular.
A solenidade de entrega do Titulo de Doutor Honoris Causa a Ralph Della Cava será em Juazeiro do Norte, no próximo mês de setembro, com data a ser confirmada, em Juazeiro do Norte, como parte da programação do centenário de emancipação daquele município.

Fonte: Gabinete do Reitor - (fone: 85 3366 7307)

Nenhum comentário: