segunda-feira, 18 de abril de 2022

Curiosidades do Cariri :Cachoeira de Missão Velha

 A “LETRA É COMO A PEDRA”, VÊ-SE NESSE RELATO OCORRIDO HÁ MAIS DE 155 ANOS E NOTICIADO POR RESPEITADO JORNAL DE FORTALEZA, UM FATO EXTRAORDINÁRIO E DESCONHECIDO POR TODOS NÓS, MAS QUE ESTÁ REGISTADO NOS NOSSOS ANAIS, PARA O CONHECIMENTO DA POSTERIDADE.

Fenômeno inusitado e estranho. - Lê-se no Jornal Cearense, que na madrugada do dia 26 do mês de março de 1867, abriu-se sobre um serrote que está localizado ao sul de Missão Velha (talvez nas encostas da Serra do Mãozinha).

Uma grande fenda d'agua que ocasionou terríveis e consideráveis estragos. Foram vitimas muitas pessoas que moravam nas imediações e reduzidas à ruinas grande número de casas. O Sr. Bernardino Gomes de Araújo, substituto do Juízo Municipal de Missão-Velha, remeteu-nos a seguinte comunicação dando conta minuciosa dessa catástrofe, senão vejamos: .
• Ilmo. Sr. Diretor do Jornal Diário «Cearense››. - Digne-se V. Sa. por amor à história de nossa província, dar publicidade à noticia abaixo:
• Há mais ou menos duas léguas ao sul desta Vila de Missão Velha, há um grande alto que, destacando-se da vetusta Araripe, forma uma grande chapada, coberta de arvores e pasto, e descai ao norte para o riacho Seco formando uma iminência, talvez de 40 côvados, calçada de grandes pedras, e tecida de espesso matagal e grandes arvores sobre um terreno argiloso vermelho.
• Entre esta iminência, e o riacho Seco, há no declive, muitas habitações e nunca houve quem se lembrasse que daí viria uma grande pedra incomodar aos habitantes. Pois bem:
• Na madrugada do dia 26 do Corrente mês caiu sobre esse monte uma manga d'agua tão forte, e com tantas detonações, que fê-lo correr, e quebrar-se em sete partes uma grande rocha (pedra)..
• Duas dessas partes caíram sobre duas casas habitadas, soterrando-as, e matando tudo quanto nelas existia.
• No referido dia, à tarde, chegou a esta vila a notícia do grande desastre e acontecimento sobrenatural, com um saldo assombroso de cinco cadáveres. No dia 27 fui com o escrivão do Juízo, o vigário da freguesia e muitas outras pessoas, ao lugar do sinistro, e verifiquei a exatidão da notícia.
• Das casas existiam apenas alguns indícios deslocados, ficando debaixo das ruinas, porcos, cães, galinhas, seis pessoas mortas da mesma família e 3 em estado de não escaparem.
• Pelo que observamos, e soubemos dos moradores, vê-se que este sinistro foi produzido por um derramamento (explosão) d'agua tão grande que eclodiu do solo, mesmo no declive do monte, há alguns palmos: as duas pedras maiores estavam quebradas, procederam de duas detonações tão grandes, que pareceu abalar as casas e em verdade, o monte ficou fendido (rachado) em diversos lugares. O riacho encheu tanto, que ao passar por esta vila (Missão Velha), tomou parte dela e no seu percurso não houve baixa (lugares baixos) que não desse nado.
Missão Velha, 29 de Março de 1867. - O Juiz Municipal Substituto
Bernardino Gomes de Araújo.
Este relato histórico me foi oportunizado pelo meu primo: Dr. Roger Macêdo Gonçalves (grande estudioso do nosso passado).

7

Localizado a 3 km da cidade de Missão Velha, o geossítio abriga uma das paisagens mais exuberantes do Cariri, com quedas d’água de até 12 m, formadas pelo Rio Salgado. Considerado como a porta de entrada da colonização do Cariri, esse geossítio, como todos os outros, possui elementos históricos e culturais muito importantes. Próximo à cachoeira, encontra-se uma trilha que leva aos restos da casa de pedra do século XVII. Além disso, tal cenário já foi palco de encontros entre cangaceiros, no início do século XX. ( fonte; turismo do Cariri)

Nenhum comentário: