sexta-feira, 16 de março de 2018

Semana do Padre Cícero: Programação

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte definiu uma programação que fará parte da 36ª Semana Padre Cícero. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Secretaria de Turismo e Romarias que neste ano de 2018 comemorará os 174 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista.

Além da abertura oficial que acontecerá na manhã do dia 20 de março, no auditório da Fundação Memorial Padre Cícero, a programação da Secult inclui ainda feira de artesanato, visitas mediadas à exposição “Padre Azarias Sobreira: o Padim de meu Padim”, II Mostra de cinema “Luz das Artes” e o seminário “Lira Nordestina: Diagnósticos e Atualizações”, este último, realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca) e Geopark Araripe.

A programação que a Secretaria de Cultura oferece durante toda a Semana Padre Cícero deve contribuir para a valorização da história de Juazeiro do Norte, através de relevantes debates acerca da memoria histórica e cultural que gira em torno da  imagem do seu fundador. Toda a programação será gratuita e está disponível para consulta no site www.juazeiro.ce.gov.br.

PROGRAMAÇÃO SEMANA PADRE CÍCERO 2018

SECULT / Fundação Memorial Padre Cícero

FEIRA DE ARTESANATO (20 a 23 de março)

Os artistas do Centro de Artesanato Mestre Noza e da Lira Nordestina estarão expondo e vendendo seus produtos na Fundação Memorial Padre Cícero, no horário de funcionamento da instituição, de 7h30 às 17h30.

VISITA MEDIADA À EXPOSIÇÃO “PADRE AZARIAS SOBREIRA: O PADIM DE MEU PADIM” (20 a 23 de março)

Às 11h, para os interessados em conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de um dos grandes defensores do Padre Cícero Romão Batista.

II MOSTRA LUZ DAS ARTES (20 e 21 de março)

Mostra de filmes e documentários com o objetivo de suscitar a reflexão sobre temas relacionados à história do Cariri e divulgar as produções audiovisuais nacionais e do próprio Ceará. Nessa segunda edição, o público alvo é formado por estudantes do ensino médio, da rede pública e particular de Fortaleza, embora as sessões estejam abertas a todos os interessados. Serão sessões gratuitas, mediadas por professores e cineastas de algumas das produções que serão exibidas.

Dia 20/3 (manhã)

8h30. Mesa de abertura oficial da Semana Padre Cícero. Participantes: Prefeito Arnon Bezerra, Secretários (Cultura; Turismo e Romaria; Esportes etc), Parceiros (Padre Cícero, SESC etc).

9h. Apresentação da Campanha de Registro dos Lugares Sagrados de Juazeiro do Norte. Parceria Prefeitura Municipal e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

9h30. Banda Cabaçal São João Batista

10h. Exibição dos documentários: Candeias; O Pau da Bandeira (Augusto Pessoa).

Debatedor: Augusto Pessoa

Dia 20/3 (tarde)

14h. Documentários: Natal Popular – Cariri: mito, história e profecia (I, II e III). Rosemberg Cariri e Oswald Barroso.

Debatedor: Renato Dantas

Dia 21/3 (manhã)

8h30. Filme: O Milagre em Juazeiro (Wolney Oliveira). Debatedora: Fátima Pinho

Dia 21/3 (tarde)

14h. Documentários: Lampião (Ythallo Rodrigues); Cerca (Glauco Vieira); Catadores de piqui (Nívea Uchôa).

Debatedores: Ythallo Rodrigues, Glauco Vieira e Nívea Uchoa.



Nenhum comentário: