segunda-feira, 5 de março de 2018

Secretário de Cultura articula criação de Centro Cultural

O Secretário interino de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, participou de reunião com representantes da extinta Rede Ferroviária Federal (Rffesa) para tratar sobre a implantação de um Centro Cultural na antiga estação de Juazeiro do Norte, localizada no Bairro Franciscanos. Participaram da reunião Marcos Cabeleira, presidente do Sindicato da Rffsa e Hamilton Pereira, engenheiro aposentado da antiga estatal e memorialista dos tempos áureos em que o trem de cargas e passageiros ligava a Região do Cariri até a cidade de Fortaleza.

No encontro, ocorrido em Fortaleza nos dias 27 e 28 de fevereiro, Renato Fernandes apresentou o projeto da criação do espaço onde funcionarão galerias e oficinas de artes. Ainda faz parte do plano, a criação do Museu do Trem, que será um espaço de exposição permanente que contará a história da estação ferroviária, inaugurada pelo Padre Cícero em 1926.

O Secretário destaca que tanto Hamilton Pereira, como Marcos Cabelera tem contribuído substancialmente para o desenvolvimento desse projeto, pois conhecem bem a trajetória da antiga rede ferroviária, principalmente no Ceará. “Eles têm nos auxiliado bastante, apresentando histórias, e trazendo orientações pertinentes”.

Prédio passará por restauração arquitetônica

O prédio, que pertence à Prefeitura de Juazeiro do Norte, desde o ano passado vem passando por avaliações da equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com acompanhamento da Secult. A ideia é realizar uma restauração arquitetônica da edificação, resgatando e preservando aspectos originais desde a sua inauguração.

O próximo passo a ser dado pela Secult para a implantação do Centro Cultural é pleitear junto ao Metrô de Fortaleza (Metrofor) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a doação de vagões e locomotivas antigas. Os equipamentos farão parte do projeto arquitetônico e neles serão instalados bares, cafés e espaço para a realização de atividades artísticas e culturais como oficinas e exposições. (ASCOM/PMJN)


Nenhum comentário: