terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Celebração na Praça do Romeiro marca abertura oficial da Romaria das candeias

Milhares de fiéis se reuniram na Praça do Romeiro, no largo na Basílica de Nossa Senhora das Dores, na noite de ontem, segunda-feira, 29, para abertura oficial da Romaria das Candeias,  terceira maior festa religiosa de Juazeiro do Norte. A missa de abertura, celebrada pelo Pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Cicero José, teve início às 19h, após procissão com a imagem de Nossa Senhora das Candeias, que saiu da rua São Vicente até a Praça da Basílica. O Secretário  de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, esteve participando das celebrações de abertura, na ocasião representando o Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra.

Nos próximos dias cerca de 250 mil romeiros passarão por Juazeiro do Norte, pessoas de diferentes estados, que visitam a cidade para participar da tradicional romaria, com celebração que foi incentivada e fortalecida pelo fundador da cidade, Padre Cícero Romão Batista. Para recepcionar bem os visitantes e garantir a segurança e organização da romaria, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, tem desenvolvido ações de forma integrada entre as Secretarias Municipais.

Nos próximos dias, a Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) atenderá os fiéis com tenda  montada na Praça do Romeiro. No local serão prestados serviços de orientação e assistência, além de entretenimento e a garantia de boas recordações ao sair da cidade. 

A novidade do caminhão cenário será uma oportunidade de vivenciar, pelo menos em foto, o sonho de estar em um pau-de-arara, transporte tradicional dos romeiros. Além disso, o passeio turístico, o city tour, acontece com inscrição prévia dos interessados. A Secretaria também coordena o projeto Agentes de Romaria, realizado em parceria com as demais Secretarias que compõem o eixo social,  com 60 agentes para auxiliar os visitantes e distribuir o manual do romeiro, material desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, com orientações para evitar que os romeiros se percam na cidade. 
Fotos: Helio Filho (ASCOM/PMJN)

Nenhum comentário: