terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Apresentado estudo de viabilidade do projeto Juazeiro do Norte Cidade Inteligente

O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, reuniu-se com os Secretários Municipais, nesta segunda-feira, 22, para apreciação do Estudo de Viabilidade do Projeto Juazeiro do Norte Cidade Inteligente. O estudo está sendo desenvolvido pela SPIn (Soluções Públicas Inteligentes), e acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), com o objetivo de desenvolver o projeto que viabilizará a utilização de tecnologias avançadas para melhorar os serviços de infraestrutura municipal.
A Cidade Inteligente é uma resposta à evolução dos centros urbanos, e na prática colabora com o crescimento de vários setores como saúde, educação, turismo e desenvolvimento econômico. Utiliza a tecnologia e conectividade para o planejamento e gerenciamento da cidade, de forma a facilitar atividades cotidianas e buscar a melhoria na qualidade de vida. Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, pensar em Smart City é desenvolver a integração social, economicidade e eficiência da gestão pública, aproximando toda sociedade, incentivando a população a ser parceira da administração.

De acordo com o Diretor da SPIn, Vitor Amuri, responsável por desenvolver o Estudo de Viabilidade, o projeto visa melhorar a mobilidade urbana, saneamento, iluminação e segurança pública, bem como todas as áreas de atuação da cidade através da implantação de tecnologia avançada. “Algumas tecnologias que estudamos a compatibilidade, são iluminação de led com telegestão e trânsito de dados pelas luminárias, aplicativo da cidade inteligente que auxiliará cidadãos e turistas, sistema inteligente de saneamento para intensificar as ações da Cagece em parceria com o Município, dentre outros”, explica. 

Pioneirismo

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, ressalta o pioneirismo de Juazeiro do Norte em estar desenvolvendo um estudo de viabilidade para um projeto de smart city dentro das novas normas da ISO. “Juazeiro do Norte está numa posição de referência por ser o primeiro Município do Brasil a ser contemplado com o projeto de PPP para Smart City, já dentro das normas da ISO”, afirma. 

Elogiado pelo Prefeito Arnon Bezerra, o Estudo tem previsão de ser concluído em abril deste ano. Após finalizado, passará por aprovação da administração Municipal e Conselho Gestor do Programa de PPP no Município, seguido por consultas e audiências públicas, para revisão final do projeto. Em seguida, será iniciado o processo de licitação, para obter um representante do setor privado, responsável por auxiliar a administração municipal, provendo serviços para que a cidade seja reconhecida como Smart City.
ASCOM/PMJN
Fotos: Helio Filho

Nenhum comentário: