sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

AÇÕES EM MEMÓRIA DA BEATA MARIA DE ARAÚJO 2018

Depois da realização da passeata e do lançamento do livro de poemas sobre Maria de Araújo, a Comissão Organizadora das Ações em Memória da Beata Maria de Araújo enviou à Redação do Portal de Juazeiro o conjunto das demais ações que  acontecerão no ano de 2018. 

FEVEREIRO ROMARIA DAS CANDEIAS 

BASE DE INFORMAÇÕES PARA O ROMEIRO SOBRE A SANTA BEATA MARIA DE ARAÚJO- Carlos Gomide e movimento dos artistas populares 
Será montada uma tenda em praça pública,com o estandarte da Beata Maria de Araújo, com indicativo de informações sobre a Santa Beata Maria de Araújo. Onde Carlos Gomide e grande equipe de voluntários, conversarão com os romeiros, sobre a Beata Maria de Araújo e sua história, com distribuição de panfletos. 
MARÇO DIA 01 DIA DO MILAGRE, 129 ANOS QUE A HÓSTIA SE TRANSFORMOU EM SANGUE.
É necessário nesta data uma reflexão para o entendimento deste fato que aconteceu em nossa cidade, o milagre da hóstia. Foi pelo milagre que surgiu a primeira romaria e consequentemente o povoamento da cidade provocando o seu crescimento econômico. Então dia 01 de março, é dia do povo de Juazeiro cumprimenta uns aos outros dizendo: Feliz dia do milagre! Afinal essa cidade existe enquanto milagre a parti do milagre protagonizado pela Beata Maria de Araújo. O dia do milagre é um dia de orgulho juazeirense, foi tanto tempo em silêncio, onde era proibido falar do milagre, mas o tempo do silêncio acabou. Podemos fazer desta data um grande dia de festa, um dia de espiritualidade e reflexão.  
LANÇAMENTO DA IMAGEM ARTESANAL DA SANTA BEATA MARIA DE ARAÚJO
Fomentaremos com artesãs e artesão a ideia de construir uma imagem em madeira da Santa Beata Maria de Araújo. Tal qual o artesão Mestre Noza esculpiu a imagem do Padre Cícero e essa imagem é referência até hoje, como produto de geração de renda. Queremos também que a Beata Maria de Araújo abençoe as artesãs e artesão do Juazeiro a esculpir uma imagem, onde a Beata Maria de Araújo apareça com seu semblante contemplativo no êxtase, com a hóstia transformada em sangue e em suas mãos os estigmas de cristo. Um produto artesanal em madeira que em breve os milhares de romeiros poderão levar para suas cidades, assim como levam a imagem do Padre Cícero. (Temos essa imagem já produzida, vamos reunir os artistas). Segundo Renato Dantas (2018) já existem várias imagens artesanais da Beata Maria de Araújo. Esse acervo de imagens da beata que Renato Dantas possui pode fazer parte de uma exposição e futuramente do Memorial Beata Maria de Araújo ou Memorial do milagre.             
LANÇAMENTO DA IRMANDADE DA BEATA MARIA DE ARAÚJO- Antônio Alves dos Santos e comunidade 
Reunir pessoas interessadas na causa da Beata Maria de Araújo e na causa dos beatos e Beatas do Juazeiro. Uma irmandade que reúna artistas, pesquisadores estudantes e demais interessados em desenvolver atividades que resgate os valores, histórias e memórias do beatério de Juazeiro. Com foco no roteiro da fé da zona urbana e roteiro da fé da zona rural da cidade.    
ABRIL CONVERSA COM A COMUNIDADE SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO- CARLOS GOMIDE, PESQUISADORES, ARTISTAS 
Uma comissão visitará as casas dos bairro de Juazeiro do Norte, conversando a população sobre o movimento em defesa da Santa Beata Maria de Araújo, sensibilizando as pessoas e convidando-as a somarem na causa. 
MAIO ANIVERSÁRIO DE 155 ANOS DA BEATA MARIA DE ARAÚJO DE 20 A 24. 
1° SEMANA BEATA MARIA DE ARAÚJO 
A semana alusiva às comemorações dos 155 anos de aniversário da Beata Maria de Araújo, de 
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, deve realizar essa 1° Semana da Beata Maria de Araújo, dessa forma estará fazendo história, criando uma tradição e o mais importante, fazendo justiça a Beata Maria de Araújo, que é a juazeirenses mais importante do seu tempo, no contexto político, social e religioso. Então é justiça no nosso tempo para amenizar as injustiças do seu tempo. Durante essa semana a prefeitura, as secretarias e instituições podem realizar uma programação com algumas ações em memória da beata.
SEMINÁRIO OU SIMPÓSIO DA BEATA MARIA DE ARAÚJO- Claudia Rejane e pesquisadores 
Claudia Rejane propõe articular com as pesquisadoras Maria do Carmo Pagan Forti e Renata Marinho Paz, buscar a participação do Artefatos da Cultura Negra do Cariri para viabilizar um evento de preferência para maio. Este evento terá o caráter de promover o debate público das questões do momento sobre essas ações e movimentos
CÂMARA MUNICIPAL AUDIÊNCIA PÚBLICA - Claudia Rejane e pesquisadores em diálogo com os legisladores do município. 
Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizar uma audiência pública onde possa convidar a sociedade a refletir sobre a Beata Maria de Araújo e tornando de interesse público a questão de rever seus restos mortais e o seu túmulo na igreja do Socorro. Claudia Rejane e pesquisadores podem dialogar com os legisladores do município. 
As universidades e instituições de ensino superior públicas e privadas podem promover eventos científicos com a temática da Beata Maria de Araújo. 
AÇÃO CONTRA O ESTADO DO CEARÁ- Robert Burns, advogados e instituições juazeirenses.  
Mover uma ação contra o Estado e não contra a igreja, pela violação do túmulo da beata e o desaparecimento do seu corpo. Ato judicial com representação das entidades culturais e sociais.  Durante a reunião na Praça do CC no bairro João Cabral, a Presença do Roberto Burns foi colocado que para essa ação contra o Estado, deveria ser colhido através de abaixo assinado uma média de cinquenta mil assinatura, o mesmo disse que traçará as precisará do apoio do movimento para colher essas assinaturas e que também outros movimento em prol da Beata Maria de Araújo contribuirão. Renato Dantas sugere que essa ação contra o Estado carece de mais estudos, então é uma ótima oportunidade de uma mesa redonda no evento cientifico cujo tema seja Ação jurídica contra o Estado pela violação e desaparecimento do corpo da Beata Maria de Araújo, cujo palestrantes poderia ser Roberto Burns e outros que defendem essa ação.
 PROJETO DE LEI 
Proposição por algum vereador ou vereadora de Projeto de Lei que altere o hino oficial da cidade, acrescentando mais uma estrofe que faça referência ao milagre e a Beata Maria de Araújo. A nova estrofe pode ser elaborada pelo atual compositor do hino o Dr. Geraldo Menezes Barbosa.   
MONUMENTO OU ESTÁTUA DA BEATA MARIA DE ARAÚJO
Proposição por algum vereador ou vereadora de Projeto de Lei que possa colocar uma estátua da Beata Maria de Araújo na Praça Padre Cícero, essa estátua poderia ser em bronze e ficar ao lado da estátua do Padre Cícero. Um reconhecimento histórico da juazeirense mais importante e protagonizou um milagre.  Renato Dantas, destaca que já existe um busto da beata de bronze na praça Beata Maria de Araújo e que a imagem de bronze do Padre Cícero no meio da praça é considerada elitista e sem apego devocional dos romeiros. Poderia uma estátua de bronze da mulher mais importante da cidade ser colocada ao lado da estátua de bronze do homem mais importante da cidade provocar o mesmo sentimento? Então também poderíamos ter na nova praça Padre Cícero a imagem que representasse a cena do milagre, um monumento do milagre, ou um mural do milagre, uma referência física, artística e cultural do milagre, das imagens do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo. Que na praça todos pudessem presenciar uma referência do milagre da hóstia.      
CAPELA MORTUÁRIA DA IGREJA DO SOCORRO- Pautília Feraz e pesquisadores
Que antiga capela mortuária da Igreja do Socorro seja dedicada exclusivamente a memória da Beata Maria de Araújo, fazendo jus a sua importância na história e memória de Juazeiro do Norte. Essa pauta também poderá ser debatida no evento científico sobre a beata.
CRÔNICAS SOBRE A BEATA NA IMPRESA – Luiz Palmeira e jornalistas  
Promover a criação de crônicas sobre a Beata Maria de Araújo e a leitura nos veículos de comunicação da cidade, onde jornalistas contribuiriam divulgando a memória da beata.
MISSA DA BEATA
A igreja realizar a missa de aniversário da Beata Maria de Araújo no dia de seu nascimento dia 23 de maio. 
BOLO DE ANIVESÁRIO DA BEATA, SARAU POÉTICO, APRESENTAÇÕES DE GRUPOS DA TRADIÇÃO, FARINHADA E MULTIPLICAÇÃO DO PÃO COLETIVO- Carlos Gomide e colaboradores 
Não é imitar a seresta do Padre Cícero, mas fazer um evento na noite mesmo do aniversário da beata, onde podemos fazer um SARAU POÉTICO DA BEATA MARIA DE ARAÚJO na noite do dia 23 de maio na praça da igreja do Socorro, Com uma estrutura de palco para apresentações dos poetas e poetisas, dos grupos da tradição e uma farinhada ou fornalha de pão, para partilha coletiva, bolos e sucos para festejar a data. 
EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO
Já existe uma considerável produção de pinturas, colagens, artes gráficas, xilogravuras, escultura em madeira entre outras produções visuais sobre a Beata Maria de Araújo, estamos catalogando artistas e obras para em breve propor e realizar uma exposição. No CCBNB Cariri, SESC e Memorial Padre Cícero.  
JUNHO FESTEJOS JUNINOS SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO 
Nos preparativos da tradição junina, celebrar a memória da Beata Maria de Araújo, seja como tema de quadrilha junina, sua imagem presente na decoração junina da cidade, na cidade cenográfica, 
JULHO APRESENTAÇÃO DO PROJETO AO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL 
ROSÁRIO DE BEATAS E BEATOS DE JUAZEIRO DO NORTE- José André de Andrade e pesquisadores. O Rosário de beatos e beatas de Juazeiro do Norte consta de um conjunto de monumentos em tamanho natural, dos beatos e beatas que ajudaram a construir o Juazeiro, esse rosário se transformaria em um roteiro turístico, onde os romeiros poderiam conferir a memória histórica da cidade em estátuas espalhadas pelos pontos da cidade.  Construir estátuas de beatos e beatas que ajudaram a construir Juazeiro do Norte. Colocar próximos dos lugares religiosos estátuas em tamanho natural dos beatos e beatas com suas biografias

AGOSTO SEMANA DO ESTUDANTE 
Atividades escolares de pesquisa ou atividades artísticas, como gincana, festival de teatro que tenha como tema a Beata Maria de Araújo. 
SETEMBRO ROMARIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES 
BASE DE INFORMAÇÕES PARA O ROMEIRO SOBRE A SANTA BEATA MARIA DE ARAÚJO- Carlos Gomide e movimento dos artistas populares 
Será montada uma tenda em praça pública, com indicativo de informações sobre a Santa Beata Maria de Araújo. Onde Carlos Gomide e grande equipe de voluntários, conversarão com os romeiros, sobre a Beata Maria de Araújo e sua história, com distribuição de panfletos. 
OUTUBRO/NOVEMBRO, ROMARIA DA ESPERANÇA, FINADOS 
BASE DE INFORMAÇÕES PARA O ROMEIRO SOBRE A SANTA BEATA MARIA DE ARAÚJO- Carlos Gomide e movimento dos artistas populares 
Será montada uma tenda em praça pública, com indicativo de informações sobre a Santa Beata Maria de Araújo. Onde Carlos Gomide e grande equipe de voluntários, conversarão com os romeiros, sobre a Beata Maria de Araújo e sua história, com distribuição de panfletos. Com foco na indicação do túmulo da Beata Maria de Araújo.  
ESPETÁCULO TEATRAL PADRE CÍCERO E A BEATA MARIA DE ARAÚJO- Cia Livremente, Jean Nogueira 
A necessidade da classe teatral juazeirense em realizar um espetáculo sobre a vida do padre Cícero e da Beata Maria de Araújo, sempre foi constante e em poucas oportunidades foi montado um espetáculo, que ficou consagrado e aplaudido pela população de Juazeiro e pelos romeiros visitantes
Oferecer a população de Juazeiro do Norte, da Região Metropolitana do Cariri e aos milhares de romeiros que visitam Juazeiro do Norte um espetáculo teatral sobre a história da cidade e dos fundadores. Fomentar a economia criativa e inserir os artistas das artes cênicas no contexto do turismo cultural da cidade.
DEZEMBRO, CICLO DE REIS 
Que no Ciclo de Reis, as terreiradas ou folias de terreiros, possam os brincantes da cultura popular, fazerem referência a Santa Beata Maria de Araújo. Com canto, com a imagem da beata na decoração do terreiro, com estandarte da beata durante os cortejos.  




Nenhum comentário: