quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Paróquia de Nossa Senhora das Dores usará casula especial na missa do Centenário

Paróquia de Nossa Senhora das Dores usará casula especial na missa do Centenário
O que é uma “casula”? Trata-se de uma veste litúrgica geralmente confeccionada em tecidos seda ou damasco, utilizada pelos padres durante as celebrações das missas.
 Casula inspirada em vestimenta do padre Cícero. (Foto: Rozelia Costa)


A casula que vestirá o presidente da Missa Solene do Centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte, dom Gilberto Pastana, próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, foi confeccionada inspirada em uma casula do padre Cícero Romão Batista.
“Embora o padre Cícero não tenha sido o primeiro pároco da Basílica, a nossa intenção foi de trazer à tona a memória dele que teve e tem um grande marco para a criação e estruturação da paróquia, pois como a gente bem sabe Juazeiro do Norte cresceu e se desenvolveu em cima da figura, vida e devoção ao padre Cícero”, explicou o padre Antônio Romão, vigário da Basílica Nossa Senhora das Dores.
Detalhe do bordado, feito a mão. (Foto: Rozelia Costa)


Segundo o padre Antônio, devido a importância do padre Cícero para a história da paróquia, a ideia dos sacerdotes da Basílica era que o presidente da celebração utilizasse uma vestimenta usada pelo próprio padre Cícero, porém devido o estado de conservação em que elas se encontram, isso não foi viável, mas a ideia não morreu ali. Eles mandaram confeccionar uma casula estilo gótica, inspirada em uma casula que foi adquirida pelo padre Cícero em 19 de outubro de 1888 e utilizada por ele durante a missa de fundação do Apostolado da Oração de Juazeiro do Norte, o terceiro mais antigo do país.
Confeccionada durante trinta dias, em Recife, por Juraci Olímpio de Carvalho, dona do Ateliê Santa Clara e Santa Teresinha, a vestimenta inédita, feita para a celebração do centenário, possui bordado em dez tons de linha e pedrarias. Os tecidos utilizados foram o chantum, como peça principal, e o tafetá vermelho, na parte interna.
Casula original que se encontra no Memorial Padre Cícero. (Foto: Reprodução)
A casula original se encontra no acervo do Memorial Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, e foi doada pelo monsenhor Murilo de Sá Barreto, que foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores durante 48 anos.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato)

Nenhum comentário: