sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Centro de Referência da Cultura Popular poderá ser criado em Juazeiro do Norte

 O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, esteve reunido hoje em Brasília com o Professor José Jorge de Carvalho, docente do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília, Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI) vinculado ao Instituto Nacional de C&T e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

O objetivo da reunião foi iniciar uma parceria com o propósito de discutir um Centro de Referência da Cultura Popular a partir do notório saber dos mestres tradicionais, com vistas à formação artística integral de crianças e jovens. A parceria em âmbito regional, estadual, nacional e internacional trará aportes conceituais e de sustentabilidade para o programa de ação integrando cultura, espaço de conhecimento e comunidade.

O centro de referência possibilitará também a discussão e trocas, onde a construção do conhecimento se dará a partir do notório saber dos mestres de tradição em contraponto à realidade contemporânea vivenciada pelos jovens nos modelos conservadores de ensino formal e meios de comunicação de massa.

Ficou acordada a realização de um encontro entre a Coordenação do INCTI, com o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, e o Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, além do Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, com vistas às primeiras iniciativas para viabilizar a proposta. (ASCOM/JN)


Nenhum comentário: