sexta-feira, 18 de março de 2016

Rádio Progresso agora é FM

Em solenidade marcada para as 20 h de hoje a Rádio Progresso, de Juazeiro do Norte , concretizará sua migração de AM para FM (97,9 MHz), sendo a primeira emissora do Cariri e do Ceará a fazer essa migração. O evento contará com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, que já está na cidade. 
A migração é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros. Com a alteração, as emissoras transmitirão com melhor qualidade e menor interferência. Além disso, os veículos poderão ser sintonizados por dispositivos móveis, como celulares e tablets. A mudança de faixa foi autorizada por um decreto presidencial em 2013.
Segundo o site Portal Brasil “Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM no Brasil. Desse total, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração neste ano de 2016. Outras 437 emissoras terão de aguardar a liberação de espaço na faixa de FM, o que vai ocorrer com a digitalização da TV no País. No mês passado, o Ministério das Comunicações começou a emitir os boletos de pagamento da outorga para mudança da faixa. Os valores para começar a transmitir a programação em FM variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela foi elaborada com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance. Após a quitação do boleto pelo radiodifusor, o Ministério das Comunicações emite o ato que autoriza a migração de faixa. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM. 

Histórico
No ar desde 1967, a Nova Rádio Progresso (1.310 AM) foi um dos primeiros veículos de comunicação criado pelo Grupo Bezerra de  Menezes. Ao longo de mais de quatro décadas, a Rádio, também conhecida pelos ouvintes como  “A Emissora do Povo”, se mostra presente no dia a dia dos caririenses, levando Notícias, Cultura Informações de Utilidade Pública e diversão em um conteúdo diversificado, com destaque para o Jornalismo e o Esporte.
Líder em audiência entre as AMs há exatos 48 anos, a NOVA Rádio  Progresso AM também transmite sua Programação Musical, Jornalística e Esportiva via Internet. A Música do Passado, o Jornalismo e a Utilidade Pública são as principais marcas de programação da rádio que conta com repórteres e correspondentes de toda a região do Cariri. Hoje, a Nova Rádio Progresso está sob a direção de  Antonio Firmino, bacharel em Direito, empresário no ramo de folheados, radialista e  ex-vereador. 
A Nova Rádio Progresso AM possui 1 KW de potência transmitindo até boa parte de algumas cidades dos estados da Paraiba e Pernambuco onde temos a torre mais alta de todas as emissoras da cidade. Você também pode acompanhar a nossa programação pela internet através do endereço eletrônico www.radioprogressoam.com.br

Nenhum comentário: