sexta-feira, 18 de março de 2016

Colégio Objetivo realiza 1º Chá Literário

O Chá Literário iniciou com o lançamento do livro “Despersonalizado” do aluno Antônio Tavares, 3° ano do Ensino Médio, com a honra de lançar um escritor da casa, a verdadeira referência da melhor metodologia sobre educação que o Colégio Objetivo transmite. 
A proposta do encontro tem o desígnio de trazer a comunidade escolar para participar das atividades no ambiente e tornar um hábito, onde cada um terá voz e vez para defender suas argumentações, agregar um diálogo baseado no processo de ensino/aprendizado, tanto global quanto local.
Serão encontros bimestrais, onde os participantes dialogam e trocam experiências em busca de incentivar todos os participantes à leitura, estreitar os caminhos da sociedade local e a escola em parceria com a família para que sejam construídos conhecimentos entrelaçados no tripé da sustentabilidade nas ações pessoais e profissionais.
A leitura para a escola é de extrema necessidade, não só no conhecimento de livros didáticos, mas também a descoberta de outros tipos de conhecimento, bem como, a poesia, a crônica, o drama, as reportagens, e também atividades artísticas para a complementação da formação de leitores críticos e pensantes.
O evento terá vários temas, por meio da literatura em vários âmbitos do conhecimento, e diferentes autores. Cada encontro tratará como tema, assuntos do cotidiano, questões sociais, ambientais e, principalmente memórias da vida e da infância.
  A leitura é o meio mais dinâmico para desenvolvimento da personalidade, é uma licença para a vida e para a coletividade. Rubens Alves (2004, p. 1), defende que [...] "o lugar da literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo". 
Junto com a Biblioteca Patativa do Assaré haverá a contrapartida no que se refere à organização dos encontros, junto com a coordenação de área de linguagens e humana. Os livros serão de diversos tipos de literatura, no qual o tema será discutido e escolhido pelos participantes. Essa nova iniciativa tem a intenção de fazer uma permuta de obras literárias, em que as pessoas tragam livros e os levem, promovendo uma ampliação do conhecimento de diversos autores literários.
Esses empréstimos são abertos para toda a comunidade escolar com a intenção de promover, na hora da degustação do chá, comentários dos livros que foram lidos, do que se tratam, indicações de obras e escritores para que as pessoas continuem a procurar a leitura cada vez mais, estimulando e ampliando o conhecimento. 
É preciso resgatar o que foi deixado pra trás, aquela pessoa que se automenospreza, se julga inútil e ultrapassado dentro da nossa cultura. Todavia, vendo pelo lado humano, é preciso que comece a valorizar, escutar, descobrir e respeitar os seus valores.
Nessa perspectiva, educar é cuidar do ser, da ecologia que desenvolve o ser em processo de aprendizagem, a ecologia no sentido mais amplo, o que expressa cuidar das relações do indivíduo consigo mesmo, desenvolver o autoconhecimento, cuidar das relações com o outro e a natureza. O Colégio Objetivo preocupado com a geração responsável pelo futuro, embalado por poemas, reflexões, deseja ampliar e reforçar a importância da leitura, para que as trocas de saberes sejam para a escola uma ação continua e agradável, pois quando existe uma roda de conversa, onde podem-se expor ideias fica mais fácil a convivência e os problemas são resolvidos de forma cautelosa e respeitosa. (Colégio Objetivo)

                            
                            

Nenhum comentário: