quarta-feira, 23 de março de 2016

Estação ferroviária de Juazeiro do Norte poderá se tornar um espaço de arte e cultura

A Secretaria de Cultura e Romarias de Juazeiro do Norte idealiza a transformação da antiga estação ferroviária do município num espaço de arte e cultura. Foi o que afirmou a titular da pasta, Marli Bezerra, adiantado sobre o agendamento de um encontro para avaliar o custo da recuperação do prédio situado numa área estratégica, além de se constituir num patrimônio histórico da cidade. No próximo dia 7 de novembro completa exatos 90 anos de sua inauguração pelo Padre Cícero Romão Batista.

Ela historia que o local foi escolhido pelo sacerdote o qual ficava muito distante do centro e dentro de um matagal quando algumas pessoas estranharam a afirmação do religioso que ali ainda seria o coração de Juazeiro. Durante muito tempo, o trem foi o principal meio de integração socioeconômica entre as cidades cearenses e de grande importância para o turismo no município. Quando houve a privatização da Rffsa, o prédio foi leiloado, mas, na sua primeira gestão, o prefeito Raimundo Macedo adquiriu o mesmo.

Além do espaço de arte e cultura destinado ao encontro de artistas, artesãos, promoção de feiras e eventos, a idéia é que o local acolha a sede da Secretaria de Cultura e Romarias. O prédio da velha estação já serviu de abrigo para a Gráfica da Lira Nordestina da Universidade Regional do Cariri (URCA), a qual foi levada para o Centro de Multiuso. Agora, o pensamento é festejar os 90 anos de inauguração da estação do trem diante de uma nova realidade, mas preservando sua arquitetura. (ASCOM/PMJN)

Nenhum comentário: