sábado, 12 de março de 2016

Conheça a realidade do Sistema Sanitário de Juazeiro do Norte

Temos dados oficiais da Cagece sobre o sistema sanitário em Juazeiro do Norte. É uma realidade que poucos conhecem, por isso achamos por bem fazer esta matéria. 
Segundo dados do Ministério das Cidades mais de 100 milhões de cidadãos brasileiros vivem sem acesso à coleta de esgotos e somente 39% dos esgotos coletados são tratados. Com relação ao abastecimento de água por rede, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço. 
Essa situação se reflete em Juazeiro do Norte e tem um fator agravante, pois se por um lado ainda existem milhares de moradias sem acesso às redes de esgoto, por outro lado existem outros milhares onde há disponibilidade da infraestrutura, mas que, por diversos motivos, não estão conectados à rede. Esse fator tem reflexos, principalmente, na qualidade da água bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano), dificultando e/ou impossibilitando seu tratamento e afetando, consequentemente, no abastecimento e na saúde da população. 

Cobertura de esgotamento sanitário
Atualmente, Juazeiro do Norte conta com cobertura de esgotamento sanitário da ordem de 60%, mas apenas  22.660 ligações prediais foram feitas por onde passa a rede, faltando cerca de 15.711 ligações.
A ampliação da rede coletora de esgoto e utilização dos serviços pela população é extremamente importante para proteção das águias subterrâneas, principalmente fonte de abastecimento de água em nossa cidade. Por isso, é necessário, urgente mesmo, que o número de ligações de à rede seja ampliado.  
Há estudos mostrando que está havendo substancial redução na da qualidade das águas subterrâneas, e esse declínio é resultado da presença constante de nitratos nas amostras recolhidas, indicando a existência de poluentes na água bruta. E a má qualidade pode ser justificada pela infiltração das fossas domésticas, bem como pela existência de esgotos lançados a céu aberto, além da presença de traços de metais pesados, provenientes, possivelmente, das atividades industriais,   conclui a pesquisa. 
Cerca de 80% da água consumida (água tratada) resulta em esgotos. Os depósitos, na maioria das vezes, são direcionados para fossas rudimentares (buraco na terra que recebe os dejetos sem qualquer tratamento) ou sépticas (recinto fechado e enterrado com o propósito de reduzir o impacto ambiental dos resíduos). Além destas, outra forma de descarte dos dejetos, quando não há medidas práticas de saneamento e de educação sanitária, é o lançamento do esgoto diretamente sobre o solo, a céu aberto, prática comum em Juazeiro do Norte. 
O esgoto despejado in natura cria situações muito favoráveis à transmissão de diversas doenças, como diarreias, febres tifoide de paratifoide, leptospirose, teníase, micoses e conjuntivites. Mas a principal delas é a diarreia, que afeta, na maioria das vezes, crianças com até cinco anos. O País perde muito dinheiro com isto. 

Investimentos aplicados
A Cagece em parceria com o Governo do Estado e demais órgãos envolvidos, tem realizado diversas ações para a implementação e melhoria dos serviços de esgotamento sanitário  em Juazeiro do Norte. Dentre outros, foram realizados os seguintes serviços: ampliação do sistema de esgotamento sanitário para atender o Centro Multifuncional e o Call Center; instalação de aeradores da ETE Malvas; instalação da estação elevatória de esgoto Vila Fátima; ampliação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Lagoa Seca (em fase de conclusão); ampliação e melhoria no SAA dos bairros Aeroporto, São José, Triângulo (em andamento). 

Campanhas de esclarecimentos
Em 2015 a Cagece lançou campanha no intuído de sensibilizar moradores para a interligação à rede de esgotamento sanitário. A iniciativa contou com visitas porta a porta, reforçando aos moradores a importância de se interligar à rede, distribuição de materiais educativos com instruções sobre como fazer a interligação, peças teatrais es escolas, entre outros. A população precisa colaborar, pois esta é a melhor forma de resolver este problema que vem se arrastando há muitos anos. A população não faz a sua parte e assim muitos reclamam injustamente da Cagece.  

Nenhum comentário: