terça-feira, 15 de novembro de 2022

Tema do ENEM 2022 sobre a Beata Maria de Araújo e o milagre da conversão da Hóstia em Sangue

 Entenda o que foi o milagre da conversão da hóstia em sangue, tema de questão do Enem em 14 de novembro de 2022



Beata Maria de Araújo virou símbolo do catolicismo no Cariri, no interior do Ceará, ao protagonizar suposto milagre da hóstia que se transformou em sangue na boca dela, ao receber a comunhão de Padre Cícero.


milagre da hóstia convertida em sangue na boca de uma beata foi tema de uma pergunta da prova de ciências humanas, aplicada no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio

Na questão, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) associa a crença na conversão da hóstia em sangue -- suposto milagre não reconhecido formalmente pela Igreja Católica -- ao catolicismo popular. (Veja abaixo a questão na íntegra e a resolução)

Conforme a crença, a beata Maria de Araújo recebeu a hóstia de Padre Cícero na cidade do Crato, no interior do Ceará, em 1989; quando pôs na boca, a hóstia se transformou em sangue.

Conforme historiadores, outras hóstias colocadas na boca da beata se tornaram sangue, o que os leva a interpretar que o milagre foi uma realização da própria Maria Araújo, e não de Padre Cícero. A religiosa tem adoradores católicos até hoje no interior do Ceará.

De acordo o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural de Juazeiro do Norte, Roberto Viana, Maria Araújo era uma menina pobre, analfabeta e tinha visões divinas desde a infância.


O caso considerado milagre pelos fiéis do Cariri cearense teve forte repercussão na região, originando as primeiras romarias, conforme retratado na questão do Enem. Atualmente, Juazeiro do Norte recebe mais de um milhão de romeiros por ano, conforme a prefeitura. A transformação da hóstia em sangue também foi contada em filmes, reportagens e dezenas de livros.


Após a morte da cristã, Padre Cícero mandou sepultá-la na capela do Socorro, onde ele também foi enterrado anos depois; o túmulo dela foi violado. Pesquisadores relatam que vandalismo ocorreu enquanto a capela passava por reforma.

Atualmente, ao lado do túmulo de Padre Cícero, há um cenotáfio da beata para que devotos possam prestar homenagens. A localização dos restos mortais dela é um paradeiro ainda sem resposta.


Confira a íntegra da questão, gabarito e comentário


Enunciado da questão:


Texto I


Em março de 1889, quando apareceram as primeiras romarias atraídas pelos milagres da beata Maria de Araújo, Juazeiro inseriu-se no rol da fundação do espaço religioso. Construía-se mais um centro, como Aparecida do Norte, Canindé ou Lourdes.

RAMOS, F. R. L. O malo do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padra Cícero. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.


Texto II


Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam presentes na capela no momento em que a hóstia sangrou na boca de Maria de Araújo. O Padre Cícero nos conta que o fato surpreendeu não só aos presentes, mas a própria beata parecia atordoada com o ocorrido. O fenômeno continuou acontecendo todas as quartas e sextas na Capela de Nossa Senhora das Dores a partir daquele dia. Os paninhos manchados do sangue que escorria da hóstia e da boca da beata, a princípio, ficaram sob a guarda do Padre Cícero, mas logo foram expostos à visitação pública e, além disso, o sangramento foi proclamado como milagre sem o conhecimento e sem a autorização do bispo diocesano


NOBRE, E. incêndios da alma. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016 (adaptado).

As práticas religiosas mencionadas nos textos estão associadas, respectivamente, à:


  • A) Delimitação de paisagens urbanas e abandono de componentes espiritualistas.
  • B) Demarcação de patrimônios afetivos e apropriação de elementos judaizantes.
  • C) Expansão de fronteiras regionais e subjetivação do cristianismo medieval.
  • D) Circunscrição de bens simbólicos e admissão de cerimônias ecumênicas.
  • E) Criação de lugares místicos e experiências do catolicismo popular

resposta Gabarito E 

Resolução de professores do Anglo:

A questão apresenta textos que abordam o tema dos lugares místicos e da religiosidade do brasileiro, principalmente das populações das áreas rurais do país. Em destaque, identifica-se a cidade de Juazeiro do Norte, onde se acredita terem ocorrido experiências místicas protagonizadas pela beata Maria de Araújo.


A crença nos milagres e na santidade dos beatos mobilizou milhares de pessoas e conduziu aspectos importantes do catolicismo popular. Nesse cenário, destaca-se, também, nos últimos anos do século XIX e primeiras décadas do século XX, a figura de padre Cícero, importante líder popular e político do Ceará


fonte: g1.globo.com/ce/ceara/educacao/noticia/2022/11/14/entenda-o-que-foi-o-milagre-da-conversao-da-hostia-em-sangue-tema-de-questao-do-enem.ghtml

Nenhum comentário: