quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Processo de beatificação de Padre Cícero começa nesta quarta-feira (30)

 

Processo de beatificação de Padre Cícero começa nesta quarta-feira (30)

Padre morreu aos 90 anos, em julho de 1934. O cearense pode virar santo



processo de beatificação do Padre Cícero começa oficialmente nesta quarta-feira (30). Uma missa será celebrada, a partir das 18 horas, na basílica de Juazeiro do Norte, no Cariri. E às 19 horas vai ser realizada a Sessão de Abertura da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Cícero Romão.


A missa será presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes.

Na abertura, o bispo instituirá formalmente a fase diocesana do processo, com apresentação dos membros do tribunal constituído para acompanhamento desta etapa, as comissões que vão atuar para a reunião de documentos e testemunhos da vida e virtudes heroicas do Padre Cícero.

Em agosto deste ano, o Papa Francisco autorizou o começo dos ritos para a beatificação.

ENTENDA O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

A autorização, ou reconhecimento, se dá quando há um milagre atribuído ao religioso ou ele morreu na condição de mártir, como foi o caso de Benigna, morta aos 13 anos a golpes de faca ao resistir a uma tentativa de estupro - fato que a colocou como “Heroína da Castidade”. 

Normalmente, com a abertura do procedimento, o postulante se torna um “Servo de Deus”. Se ele apresentar as virtudes necessárias, é proclamado “venerável”. Caso se prove um milagre por sua graça, é beatificado. Só depois acontece a canonização com a comprovação de um segundo milagre.

FORMAÇÃO DE PADRE CÍCERO 

Cícero Romão Batista nasceu 24 de março de 1844, no Crato, no Interior do Ceará. Não era de família “abastada”, como define o mestre em Teologia e diretor acadêmico da Faculdade Católica de Fortaleza, padre Thiago Oliveira Gomes. 

Desde criança, Cícero, filho de um comerciante e de uma dona de casa muito religiosa, tem a vida marcada pela crença. Já aos 12 anos fizera um voto de castidade por influência da trajetória de São Francisco de Assis.

fonte: diário do nordeste

Nenhum comentário: