segunda-feira, 28 de novembro de 2022

A pauta prioritária: vencer a fome. texto Professor Tiago Pereira

 A pauta prioritária: vencer a fome.


No último 17 de novembro estive junto dos integrantes do movimento popular - Juazeiro sem Fome, ocupando a tribuna da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte para reivindicar mais atenção das autoridades no tocante ao enfrentamento da fome.

Nossa fala apresentou como demanda imediata a reabertura do restaurante popular. Mais nosso objetivo principal era o de alertar as autoridades competentes da necessidade de fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional em nosso município. O desafio atual de enfrentamento da fome e da subnutrição exigirá muito mais dos governos locais iniciativas e práticas que não podem se limitar ao funcionamento dos equipamentos que já existem. 

Precisamos pensar respostas desde o apoio para ampliação da produção de alimentos tendo na agricultura familiar nosso principal braço de ação, passando pelas práticas de hortas orgânicas coletivas, agricultura urbana e práticas de (re)educação alimentar da população, começando nas escolas e nas unidades básicas de saúde da família, entre outras medidas que apresentamos naquela oportunidade. 

Atualmente o Brasil vive o horror da fome para mais de 33 milhões de pessoas, uma vergonha para o país que tem o maior potencial de produção de alimentos do mundo. Portanto, não podemos reduzir esse grito de vencer a fome taxando como uma mera fala de oposição política, ou apresentando como respostas comparações de entregas de refeições e cestas básicas com anos anteriores, isso não explica nada e é uma leitura rasa do problema. 

Numa cidade de quase 300 mil habitantes, num momento de profunda crise econômica, desemprego, carestia dos alimentos, explosão da população em situação de rua ... qual o impacto de ter 800 refeições sendo distribuídas por dia? Importe ter, mas é pouco, não é uma resposta estruturada. 

O Brasil certamente terá com o governo do Presidente Lula o fortalecimento dos programas e projetos para superação da fome, com inovação e muito estudo aplicado. 

Precisamos debater com seriedade o fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional em nossa cidade. Vencer a fome é a prioridade.

 #juazeirodonorte #fome #fomezero

https://www.instagram.com/p/ClZIBCDOg8P/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Nenhum comentário: