quarta-feira, 5 de maio de 2021

Parabéns a UECE e seu trabalho na pesquisa - A ciência nos impulsiona e orgulha

 Vacina contra Covid-19 da UECE finaliza testes em animais e aguarda aprovação para testes em humanos


Legenda: O pesquisador Ney de Carvalho (no meio) conta com a parceria de outros profissionais para desenvolver o imunizante contra a Covid-19, como o professor Maurício van Tilburg e a professora Izabel Guedes
Foto: Arquivo pessoal

Após a testagem em camundongos, pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) se organizam para iniciar a fase clínica, que será dividida em três etapas e tem previsão para durar pelo menos um ano


Uma vez iniciada a busca de um imunizante contra a Covid-19 no mundo, o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) tem sido palco de desenvolvimento de uma vacina desde abril de 2020. A pesquisa finalizou a etapa pré-clínica com testes em camundongos e agora aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes em humanos.

O projeto do imunizante contra Covid-19 tem sido desenvolvido pelo pesquisador, inventor e doutorando em biotecnologia na Uece, Ney de Carvalho Almeida, com a colaboração de outros 10 pesquisadores. Ele deve ser um imunizante aplicado por via intranasal, ou seja, gotinhas no nariz, e teria que contar com uma segunda dose cerca de 15 dias depois.

“No caso da vacina que a gente está desenvolvendo, pegamos um coronavírus aviário, que acomete a bronquite infecciosa aviária. A vacina contra essa doença é feita desse vírus vivo enfraquecido, que a gente chama de atenuado. Então, pegamos esse vírus que é ‘primo’, tem semelhança com o SARS-Cov-2 e utilizamos ele como um imunizante”, detalha.  
Com isso, a proposta espera utilizar um vírus que não provoca a doença em humanos para neutralizar o novo coronavírus e, a depender dos resultados, suas possíveis cepas. Nos testes iniciais realizados em camundongos, já chegou a ser comprovada a produção de anticorpos que neutralizaram a entrada do SARS-Cov-2. 

Apesar de não possuir nenhum apoio financeiro, o projeto conta com parcerias realizadas com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o Laboratório LABLUZ, do Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Após aprovação da Anvisa, a Uece buscará apoio financeiro junto aos órgãos vinculados ao Governo.

Escrito por 
matéria publicada em : https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/vacina-contra-covid-19-da-uece-finaliza-testes-em-animais-e-aguarda-aprovacao-para-testes-em-humanos-

Nenhum comentário: