terça-feira, 25 de agosto de 2020

Pedro Bandeira " Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste " entoa seu canto em outra dimensão

" Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste " Pedro Bandeira   retorna a casa do Pai .
Nasceu na Paraíba e estreiou no Juazeiro onde fincou suas raízes e criou sua família. Declarou seu grande amor pelo Cariri e sua amada Juazeiro e cantou : " no dia do meu enterro , não precisa de aparato, enterre os meus pés em Barbalha, o meu coração no Crato ,a cabeça em Juazeiro  e o resto joga no mato"


Filho do sertão paraibano, nordestino, conhecedor das agruras do seu povo , fez disso sua arte e força. Usou sua voz nos repentes , nas quermesses, festivais , missas, e por onde se apresentou com uma identidade peculiar de quem tem orgulho de sua raça.

Culto, arquiteto das palavras, Pedro Bandeira transformava o erudito em popular e trazia o para o povo no meio da feira, cantar os seus motes e para as grandes inaugurações , lá ele estava.  Com sua viola e poesia, foi propulsor da arte do repente onde deixou muitos afilhados no ramo. Radialista, religioso, idealizador e realizador. Muitos são seus feitos.

Formado em Letras,  Direito , e também Teologia  de onde trazia para sua arte muito conhecimento da cultura e religiosidade popular e compôs um dos famosos hino dos romeiros : "Graça Alcançada".  Foi comunicador de um programa de auditório e aqui lançou talentos para o mundo. Juntou -se a poucos e foi criador da missa do vaqueiro em Serrita Pernambuco. 

Nos últimos tempos mesmo acometido de parkinson e alzheimer , ainda nos brindava com seu bom humor e comparecia aos eventos, resistente como todo nordestino é. Filho de poetisa. Recentemente , desconhecendo após muito afeto , perguntou a filha Íria : E QUEM É VOCÊ?  acredito poeta, que mesmo em seu delírio ou maior lucidez, conseguiu nos passar a derradeira estrofe de uma profunda e significativa experiência de vida e nos provoca  deixando esse inicio de  poema de vida ... E QUEM É VOCE? 

Siga em paz poeta. Receba a familia nosso abraço fraterno e nossa homenagem .

Nenhum comentário: