segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ESTÁTUA DO PADRE CICERO: PATRIMONIO HISTÓRICO E CULTURAL DO ESTADO DO CEARÁ

"Não foi canonizado pela Igreja, porém é tido como santo por sua imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil.  Binômio oração e trabalho era o seu lema. E Juazeiro é o seu grande e incontestável milagre.(Daniel Walker)

cabeça da estátua imagem midia social
imagem: Pautilia Ferraz


E QUEM É ELE?



Protótipo original da estátua apresentada pelo escultor arquiteto Armando Lacerda ao prefeito Mauro Sampaio e devidamente aprovada
A sua execução foi realizada pelo engenheiro responsável Romulo Ayres Montenegro



Ele é o PADRE CICERO ROMÃO BATISTA , ícone da nação romeira, que recentemente teve seu monumento da estátua reconhecida legalmente como Patrimônio Histórico e Cultural num projeto de lei 628/2019 do deputado Fernando Sampaio (PT) e em 12 de agosto, justa e unanimemente votada na Assembleia legislativa do estado do Ceará. 


imagem midia social

A Estátua do Padre Cicero erguida na Serra do Horto em Juazeiro do Norte na administração do prefeito Mauro Sampaio em 1969, completou seu cinquentenário  ano passado  01 de novembro de 2019, e já faz parte da história não só da cidade de Juazeiro mais é um símbolo do patriarca do Nordeste , com sua imagem reproduzida praticamente na maioria das cidades nordestinas nas suas praças e alamedas.
aos pés do Padim não falta o romeiro agradecendo e fazendo suas preces.
 imagem Pautilia Ferraz



A estátua do Padre Cicero, de 27 metros, mais três metros de coluna, por anos foi considerada a segunda maior do Brasil, hoje é considerada a quinta, após apenas do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. 




Juazeiro através de suas romarias recebe mais de dois milhões de romeiros e visitantes por ano e é visita prioritária a chegada aos pés da estátua, não podendo faltar a tradicional foto do Padre Cicero com a mão sobre nossas cabeças.
acervo Pautilia Ferraz



No local onde hoje fica a estátua era antes um grande pé de tambor onde o Padre subia para meditar e fazer suas orações , ao lado do casarão e da antiga igreja do Bom Jesus que ele iniciou as obras.



Hoje o antigo casarão do Padre Cicero acomoda o Museu Vivo e uma pequena Capela que nos possibilita uma viagem ao tempo do Padim, com elementos que remontam a época como os antigos potes entre outros.


/megaconstrucciones.net/images/estatuas/



A estátua fica no alto abençoando toda Juazeiro "sua filha" , mas de longe o Padre avista grande parte do Cariri e as estradas que nos ligam a todo o Nordeste e aos irmãos nordestinos que trazem, constroem e comemoram conosco este título : ESTÁTUA DO PADRE CICERO PATRIMONIO HISTÓRICO E CULTURAL DO CEARÁ.  


em tempos de pandemia do COVID19 o Padre Cicero orienta aos romeiros: meus amiguinhos usem a máscara -
imagem Pautilia Ferraz


E VIVA MEU PADIM!!!!!




Nenhum comentário: