sexta-feira, 7 de agosto de 2020

NÃO JULGUE. AJUDE. SINAL VERMELHO PARA A VIOLENCIA DOMÉSTICA -


SORORIDADE e EMPATIA DE TODA SOCIEDADE NÃO JULGUE. AJUDE.  SINAL VERMELHO PARA A VIOLENCIA DOMÉSTICA - 

Desde o inicio da pandemia a mídia propaga o aumento dos números da violência doméstica no País. Não só no Brasil. Na realidade a pandemia, que nos fez permanecer em casa nos mostrou um fatos já conhecidos, mas não tão publicizados. Conviver com o algoz , seja ele o companheiro ou quem o valha ( e também nos casos de criança e adolescentes e idosos, que  neste momento não nos deteremos) , é algo aterrador no dia a dia, mas, passar 24 horas ininterruptas, meses seguidos, convivendo com o pânico da epidemia, com seus próprios medos, com a sensação de as vezes não poder nem denunciar é algo extremamente tenebroso.

Não obstante todo esse quadro, no mês de agosto se faz referencia a campanha AGOSTO LILAS  que tem como principal foco  conscientizar as mulheres e toda a sociedade da importância de denunciar o agressor e para isso temos a Lei Maria da Penha nº11.340/2006. Que prevê todos os tipos de violência onde os mais comuns são , de acordo com a legislação a ameaça, estupro, feminicidio ( registro de alto índice na nossa região do Cariri cearense) , crimes contra a honra , contra a liberdade de expressão e atualmente crimes cibernéticos. Em sua maior parte essas violências são praticadas quando a vítima e o agressor se encontram num relacionamento abusivo , mesmo que as vezes a vítima não se perceba assim.  

Todas as campanhas visam alertar para as políticas e os  serviços existentes e que visam dá amparo psico-social a vítima e sua família. 


É essencial que se você conhece alguma vítima não a julgue, pois isso, seu algoz já o faz diariamente minando sua auto estima e lhe impondo uma sensação de culpabilização  que lhe tira as forças. Não julgue . AJUDE. 
AGOSTO LILÁS vem para nos lembrar mais fortemente disso e esse ano traz o batom vermelho que é um simbolo do empoderamento feminino usado como um desenho de X na mão para pedir ajuda. Então se você se deparar com alguma mulher que ela lhe mostre esse símbolo,  entenda como um pedido de socorro e acione o numero 190 imediatamente. 
Se você for mulher, ou se sentir, pratique a  Sororidade que significa irmandade e cumplicidade entre mulheres - em que uma mulher ajuda a outra, livre de julgamentos. E independente do seu gênero pratique a generosidade de trabalhar por uma sociedade mais justa e harmônica. 
Aqui em Juazeiro do Norte, apesar dos altos índices, muitos tem sidos os esforços para combater essa violência e destacamos dois projetos municipais. Os projetos pioneiros na região do Cariri são a Patrulha Maria da Penha da Secretaria de Segurança. Esse  patrulhamento, que acontece 24 horas por dia,  visa garantir a fiscalização no cumprimento das medidas protetivas de urgência, da Lei Maria da Penha e a efetividade, atuando na prevenção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, integrando ações, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, neste município.  O telefone para ser acionado é o 153.


E entendendo também que não adianta apenas prender o agressor , mas importante se faz educar a sociedade como um todo , pois a violência a mulher é uma questão estrutural, e muitas vezes até banalizada, necessário se faz trabalharmos as raízes desta violência. E neste sentido temos o grande PROJETO DAS MARIAS  onde os homens agressores são levados a refletir e reconhecer sobre o processo de violência vivenciado e reproduzido por eles no dia a dia  em suas relações afetivos e familiares, de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os participantes são encaminhados pela justiça em cumprimento de medida protetiva. E é realizado em parceria com o  Juizado das Mulheres, A Defensoria Publica , a Delegacia de Defesa da Mulher , o Conselho da Mulher, a SESP , Patrulha Maria da Penha  entre outros convidados e parceiros, além e principalmente dos  técnicos profissionais e facilitadores do processo, que  envolvem os integrantes  encaminhados pela justiça para participarem de dez encontros reflexivos e motivadores que se propõem a  construção de um novo homem, que se revela nas suas fraquezas , mas que é desafiado a um compromisso de mudança, acompanhado, para uma sociedade com relações mais harmônicas e justas. Esse é projeto desenvolvido pelo CRM Centro de referencia da Mulher de Juazeiro do Norte  cujo telefone de contato é 99811 8031 
Projeto das Marias 

Para denunciar, a vítima deve procurar a Delegacia de Defesa da Mulher que é a responsável por atender esse tipo de casos. A Mulher encontrará também um excelente apoio psico-social no CRM. Há ainda como denunciar através do telefone 180, onde as informações podem ser repassadas de forma anônima. 
Telefones  de Acesso -  Nacional  -    180  ( denuncia de forma anônima) 
                                         Delegacia Defesa da Mulher - 31021118  Juazeiro do Norte 
                                         Patrulha Maria da Penha - 153 
   CRM- Centro de Referencia da Mulher -  telefone - 99811 8031 
                 Rua Delmiro Gouveia nº 688 - Salesianos 

Nenhum comentário: