quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Simpósio do Padre Cícero Romão Batista

Simpósio do Padre Cícero Romão Batista; faça a sua inscrição



A providência que encarrega-se até dos animais do campo
e de todos os seres da criação, já por isto nos ensina
que devemos dizer, sendo Ele nosso Pai:
“Seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no Céu”
(Pe. Cicero)
Caros irmãos e irmãs,
As celebrações alusivas aos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão (1870-2020), marcadas pela devoção do povo romeiro e devoto, pedem também um aprofundamento e fortalecimento da fé por meio do debate acadêmico, das pesquisas históricas das reflexões teológicas e de tudo quanto possa promover a espiritualidade a partir da trajetória do Padre Cícero e da sua fidelidade à causa do Reino de Deus.
Para fazê-lo com a seriedade que o tema inspira, o Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Arquidiocese do Rio de Janeiro, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Diocese de Crato – CE, promovem e organizam o Simpósio Padre Cícero Romão Baptista: “Um padre e sua fé: Cícero, história e legado”, dias 6 e 7 de outubro.
Este Simpósio acontecerá de forma virtual, por meio da plataforma de videoconferência Webinar, com certificado de 14h para atividades complementares, sob a coordenação do prof. Dr. Pe. Waldecir Gonzaga. As inscrições e comunicações podem ser feitas pelo e-mail: rodrigopoliceno@puc-rio.br.
A programação traz um conjunto de reflexões na intenção de valorizar o caminho já percorrido sobre os fatos do Juazeiro e das várias dimensões que marcaram a ação do Padre Cícero, partindo de três eixos temáticos: Padre Cícero e a espiritualidade; Padre Cícero e os pobres; Padre Cícero e a ecologia. Esse contexto histórico será analisado à luz da reforma do catolicismo brasileiro.
Convidamos os padres, religiosos (as), seminaristas, o povo romeiro e devoto, bem como as pessoas de boa vontade interessadas na causa do Padre Cícero a tomarem parte neste importante evento, que será ocasião não apenas de conhecimento e de aprendizado, mas também de experiência da fé em Jesus Cristo, para sermos, cada vez mais, discípulos, romeiros e missionários, seguindo os exemplos e conselhos do patriarca do Nordeste.
Que o Senhor abençoe os nossos estudos e trabalhos, sob a proteção materna e diligente da Mãe das Dores.
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Bispo da Diocese de Crato – CE
Padre Cícero José da Silva
Pároco e reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Juazeiro do Norte – CE
Veja a programação:
fonte : matéria publicada site da Diocese do Crato

Nenhum comentário: