terça-feira, 30 de maio de 2017

Projeto “Desbravadores Google Street View” mapeia áreas de difícil acesso em Juazeiro do Norte

Imagem inline 3
O projeto conta com apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria
Com o apoio da Secretaria de Turismo e Romaria (SETUR), mais uma novidade chega ao Cariri para fomentar o turismo na região. Com projeto inovador, a empresa cearense Mapatur está desenvolvendo, através do projeto “Desbravadores Google Street View”, uma plataforma virtual, utilizando um equipamento da empresa Google, para mapear e fotografar áreas de difícil acesso em Juazeiro do Norte, como o caminho do Santo Sepulcro.
O projeto deixa sua marca na cidade, além da captação de imagens para documentário sobre a cultura, um mural com inspiração na arte popular e na tecnologia. 
O material produzido através do projeto “Desbravadores”, será disponibilizado nos serviços da Google Maps, a exemplo das trilhas pertencentes ao Geopark Araripe, como o Santo Sepulcro e o Riacho do Meio. A ideia é explorar esses lugares de forma virtual, por meio de imagens coletadas pela mochila Trekker, disponibilizada pela Google, para mapear e registrar localizações.

Conhecendo o Cariri
É a primeira vez na história do serviço da Google Maps, que a Google disponibiliza o seu programa de mapeamento para um projeto como esse, que acontece em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Google América Latina.
Nessa plataforma, serão exploradas duas vertentes de grande relevância para o Cariri, a arte e a gastronomia. “Iremos criar uma simbiose entre a arte urbana e a arte regional, a exemplo do José Lourenço, xilógrafo de Juazeiro do Norte. Na vertente da gastronomia, iremos convidar um chefe da cozinha contemporânea, que é o Luciano Ferreira. Aqui no Cariri, ele irá co-criar um prato com alguém daqui da região, que não seja tão conhecida e mora em um local inacessível. Utilizaremos a mochila Google Trekker para abordar as peculiaridades regionais”, afirmou o coordenador geral do projeto. 

Baião Ilustrado
Dentro do projeto, na vertente da arte urbana, está a criação de painéis com grafites em alguns espaços públicos da cidade. O grupo artístico cearense, Baião Ilustrado, estampou o muro da escola Padre Cícero e do Cemitério do Socorro. Essa produção artística também entrará no documentário que está sendo montado.
O Pavão Misterioso do clássico do cordel assume contornos multicoloridos, nas ruas de Juazeiro do Norte. A cultura e a tecnologia, inspiração dos artistas do Coletivo Baião Studio, Antonio Sandes, Thyago Cabral e Marquinhos Abur, além da importante contribuição de José Lourenço na inspiração da cultura nordestina, traz um novo visual para espaço privilegiado do Município.

Equipamento utilizado para mapear locais de difícil acesso
A mochila Google Trekker é conectada a um globo com 15 lentes posicionadas em diferentes ângulos que permitem captar imagens em 360º, nos lugares que o carro e outros equipamentos da Google não conseguem chegar, colocando a pessoa que irá manusear a mochila na missão de explorar estes locais a pé. A mochila mede 1,21m de altura e pesa entre 19 e 21 Kg e é ativada usando um smartphone Android.

Nenhum comentário: