quarta-feira, 24 de maio de 2017

Missa do Sétimo Dia de Humberto Motta



Abaixo transcrevemos a mensagem proferida pelo Dr. Robério Motta no dia do sepultsamento do seu pai, Humerto Motta
Exéquias de José Humberto Norões Motta
21/05/2017
 "Como nuvem passageira é nossa vida / e quem nos leva / quem nos leva é o sopro do senhor..."
                                                                                                                                                                Pe.Zezinho

Horas atrás estava pensando o que dizer para nossos familiares e amigos neste momento cerimonial. E, lembrei-me do Tratado sobre Gratidão de São Tomás de Aquino. Este tratado possui três níveis de gratidão: Um nível superficial do reconhecimento, um nível intermediário que é nível do agradecimento, do dar Graças a alguém por aquilo que esse alguém fez por nós. E o terceiro nível mais profundo de agradeciemento é o nível do vínculo, é o nível de sentirmos vinculada a pessoa.

Lembrei-me também do grande Agostinho de Hipona (Santo Agostinho) em que o destaque do tom geral da obra entitulada “Confissões” trata de uma grande oração de gratidão a Deus por todos os benefícios e por todos aqueles que foram vetores de Deus na tarefa de abençoar. E, em nossa caminhada com nosso querido papai foram tantos! 

Nossa gratidão a Clemir Arrais e equipe, João Ananias Machado Filho, George Jales Leitão, Flávio Leitão Filho, Adroaldo Rosseti Júnior, Ormando Rodrigues Campos Jr, Marclesson Santos Alves, Patrícia Mauriz, Ricardo Ramina, Gustavo Simiano Jung, Alexandre Ottoni, Kristel Back Merida, André Giacomelli Leal, Odery ramos Júnior, Ronald Pedroza, Mauro Rosalmeida, Roberto Guido, Cláudio Régis Sampaio Silveira, Leonardo Bezerra e equipe Lamic, Maurício Lopes, Pablo Pita, João Paulo, Dennyse Galvão e todo corpo clínico de médicos internistas, Robertina Pinheiro, Marcos Aurélio, Juliana Palácio e equipe de enfermagem Pronutrir Fortaleza, Laysa Freitas e equipe de enfermagem Pronutrir Cariri, todos os enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, técnicos e cuidadores além dos demais colegas envolvidos com zelo e extrema competência juntos com familiares e amigos em apoio e orações ao nosso querido pai recebam o nosso carinho e gratidão!  Emfim, compreender as circunstãncias da vida e o contínuo apredizado de desenvolver a gratidão.

Papai era um grande homem, feliz e que irradiava amor e alegria, energia positiva. De coração sempre aberto, sorriso franco e com um abraço largo de uma boa acolhida.  Assim, lembro-me do Pe. Rivael do santuário Nossa Senhora de Lourdes em Curitiba-PR quando em 20 de setembro de 2014 fui ao encontro dele para apoio espiritual e convidá-lo a ver papai na UTI do INC. Ele olhou para nós filhos e disse: Vocês são filhos abençoados, pois estávamos tão distantes da terra natal em busca do melhor. De pronto respondi: Sim estimado padre somos abençoados, pois temos uma linda família e um grande maestro de nossas vidas que é o nosso querido pai. Bom pai, bom esposo, bom irmão, bom tio, bom filho, bom amigo. Um homem bom! Honesto e de fibra! Impar! Um homem de voz alegre e cativante, alta, grave que porcurava animar todos ao seu redor. Um admirável homem que temos o dever de seguir dando frutos por meio de sua descedência (seus queridos netos).

Percebam a importância deste grande homem em nossas vidas que viveu em harmonia e plenitude com a felicidade de se completar com uma grande fortaleza de fé e esposa exemplar (minha mãe Rita). Juntos fizeram o melhor para o melhor pai. Aos meus flhos Rodrigo e Luísa, bem como todos os queridos netos do papai (Samuel, Gabriel, Lilian e Sofia), irmãos (Humberto, Christian e Rose), noras, genro, tios, cunhadas, sobrinhos, afilhados e amigos juntos escrevemos um lindo capítulo em nossas vidas para ajudar um grande e inesquecível homem. Assim, no futuro leiam com carinho este registro de um tempo! Não de desafios, mas, de um tempo de união de forças, amizades, coragem, determinação, agradecimentos, superação e Fé.

Nosso querido pai Humberto Motta era um homem de fé, altruísta e junto com minha querida mãe construiram uma família sólida com muito amor, carinho, proteção e dedicação exemplar. Papai era uma autêntica máquina de fazer amigos, com seu sorriso e coração nobre ajudou a construir sonhos de muitos. Foi um homem bom! Alegre, expansivo, Agregador, pacificador! Dedicado à família, ao trabalho e aos amigos. 

Daqueles que diz alguns trechos de uma bela canção: 
“Que em certos momentos difíceis da vida, em que precisamos de alguém para ajudar na saída”. 
A sua palavra de força, de fé e carinho me dá a certeza que nunca estivemos sozinhos.
Amigo de fé, meu irmão camarada, sorriso e abraço festivo na nossa chegada.
Você que me diz as verdades com frases abertas.
Amigo você é o mais certo das horas incertas.

Assim, não queremos a palavra adeus, não! Não! O seu sorriso e ensinamentos de vida não permitem este adeus! Sua linda história ultrapassará gerações!

De tal forma quero expressar a gratidão a todos, mas, sobretudo, a Deus Pai todo poderoso e Nossa Senhora por tudo, a tudo, no momento certo e da melhor forma!

Respeitemos o tempo de Deus!
Pai! Paz!

Juazeiro do Norte-CE, 21 de Maio de 2017

Um comentário:

Erich Pires Lisboa disse...

Um grande homem que deixa como legado uma família exemplar, de coração largo e bondoso.
Robério Motta receba os pêsames da minha família à sua família. Paz e bem!