quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Irmã Miriam lança CD com músicas sobre Padre Cícero


Irmã MIRIA THEREZINHA KOLLING é religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Nascida em Dois Irmãos, Rio Grande do Sul – Brasil, desde cedo aprendeu na família a amar e cultivar a música. Na Congregação teve oportunidade de aprofundar seus estudos musicais.

Fez o Curso de Formação Profissional de Professor Primário, no Instituto de Educação “Padre Anchieta”, em São Paulo, onde mereceu Cadeira Prêmio, efetivando-se sem concurso, no magistério público do Estado, como Professor I.

Cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos (Licenciatura Plena) e Música - bacharelado em Instrumento – Piano, na Faculdade de Música de Santos.

Em 1981 participou do Simpósio Internacional de Música Sacra e Cultura Brasileira, realizado em São Paulo, SP, evento que lhe abriu caminhos para seu aprofundamento em música sacra na Alemanha e na Áustria, com mestres europeus, por dois anos (1983 e 1984), com Bolsa da Adveniat.

Estudou Técnica Vocal e Canto com os professores Adelia Issa e Caio Ferraz, em São Paulo. Fez também os cursos básicos de alemão, inglês e espanhol. Participa de Congressos, Festivais, Encontros de músicos pela CNBB, Semanas de Liturgia, bem como das Campanhas da Fraternidade, tendo já composto diversos hinos.

Morou em Santos por diversos anos, onde fez parte da Comissão Diocesana de Música Sacra, juntamente com Pe. Ximenes Coutinho, Pe. Lucio Floro e Juan Manuel Serrano Júnior. Foi lá que começou a compor e a se dedicar à Música Litúrgica, participando desde 1968 dos Cursos de Canto Pastoral que aconteciam em São Paulo e outras capitais.  Desde 1989 reside em São Paulo – SP, mas exerce suas atividades litúrgico-musicais pelo Brasil todo, ministrando Encontros de Liturgia e Canto Pastoral.

É membro da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos - AFCLAS, como sócia fundadora, desde 1986. Como membro da Comissão de Bens Culturais da Igreja, que até 2003 estava sob a coordenação de Dom Gil Antônio Moreira, participou de dois Seminários promovidos pela Comissão, acontecidos em São Paulo, e coordenou o Curso de Música da UNIFAI, no ano de 2003, que infelizmente teve sua continuidade interrompida, por dificuldades internas.

Foi também membro da Sociedade Brasileira de Musicologia, e durante vários anos fez parte da Associação dos Regentes de Corais Infantis – ARCI, como regente do Coral Infantil “Do-Re-Mi”, do INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, capital), com quem gravou diversos CDs (Missas com crianças e canções infantis), para Paulinas-COMEP e Paulus.

Como compositora de música litúrgica e religiosa, é conhecida, sobretudo pelas Missas e cantos litúrgicos, para as Celebrações. Dentre as mais conhecidas: Missa da Amizade, sua obra prima, composta em 1970. Outras Missas: da Alegria, Ser Presença, O Senhor minha Festa (uma experiência feita no interior do nordeste, e gravada também em Portugal), Bem-Aventurados, Creio na Vida, Espírito Santo, Noite Feliz (Natal), Maria a Nova Mulher, Solidão Sonora (uma experiência de Deus com São João da Cruz), Serei o Amor (experiência de Deus com Santa Teresinha, em Lisieux, na França), Nas Asas do Amor, Eterna Fonte (experiência de Deus com Santa Teresa), Deus é bom (refrãos orantes), Abre-te, ó céu (exéquias) e muitas outras, além de cantos para a catequese e evangelização, já mais de 600 músicas, em geral com letra e música de sua autoria.

Muitas obras estão gravadas em LPs e CDs (cerca de 50 gravações), das quais destacamos, entre outros:

Salmos da Vida – COMEP, Paulinas.
Solidão Sonora – Em Busca de Deus – COMEP, Paulinas.
O Coração da Trindade – Paulus.
Serei o Amor (Santa Teresinha) – Paulus.
Canções Infantis (Vol 1 e vol 2) – Paulus.
Graças, Senhor – COMEP, Paulinas.
Em louvor a São José – COMEP, Paulinas.
Envia teu Espírito, Senhor! Paulus.
Cantando louvor a Maria – Paulus.
A Boa Notícia (parábolas bíblicas, para crianças) – Paulinas/COMEP.
Maria, a nova mulher – Ave Maria.
Um Canto Novo (4 volumes) – Editora Vozes.
Nas asas do amor – Paulus.
Cantando os Salmos e Aclamações – Anos A, B e C – Paulus.
Eterna Fonte (Santa Teresa de Ávila) – Paulus.
Queremos ver Jesus – Paulinas/COMEP.
Luz Nova se faz (cantos de mensagem) – Paulinas/COMEP.
A vida que eu canto (cantos de mensagem) - Catolicanet.
Serei o Amor (Santa Teresinha) – Paulus.
O Mais Além – Paulinas/COMEP.
O Senhor, minha Festa (5 Missas) - Paulus.
Abre-te, ó céus! (Para exéquias) – Paulus.
Cantar brincando... Brincar cantando! – Paulus.
Cantos Celebrativos (4 Missas) – Paulinas/COMEP.
Deus é bom – Paulus, 2010.
Santos e Santas de Deus – volume 1 e 2, Paulus, 2007 e 2011.
Cantarei ao meu Senhor (experiência em Moçambique), Paulus 2012.
Padrinho do Povo – Paulus, 2013.
Coordenou ainda um livro com 310 páginas de partituras “Cantando os Salmos e Aclamações – Anos A, B e C”, conforme o Lecionário Litúrgico, compondo a maioria das melodias para os Salmos Responsoriais. Um trabalho editado pela Paulus, acompanhado de diversos CDs duplos.

Foi publicado pela Paulus, o livro de partituras, com 227 cantos, chamado CAMINHA E CANTA – As melhores músicas de Ir. Miria Therezinha Kolling, comemorativo dos seus 25 anos de música litúrgica, além do CD GRAÇAS, SENHOR, pelas Paulinas-COMEP.

Já esteve no Canadá e diversas vezes nos Estados Unidos, cantando com as comunidades brasileiras e portuguesas (1993, 1995, 1998, 2001, 2 004, 2007) e também em Portugal, onde lançou o LP “Solidão Sonora” - Lisboa, e cantou com o povo de Guimarães.  Em 1997 foi convidada pelos Padres Redentoristas para participar da Celebração comemorativa dos 300 anos de nascimento de Santo Afonso Maria de Ligório, realizando uma sessão musical com o Coral Santa Luzia e Orquestra de Câmara, no Instituto Paulo VI, em Fátima. Para a ocasião, compôs também diversos hinos, lá executados sob a sua regência.  Tornou a voltar a Portugal com o mesmo fim, em maio de 2002, para a 50ª Peregrinação dos Redentoristas a Fátima, celebrando os 250 anos de nascimento de São Clemente Maria Hofbauer, para o qual compôs também dois hinos.

Em 2000 compôs o Hino à Bakhita – a negra sudanesa, canonizada por João Paulo II em 1º de outubro, ocasião em que foi convidada pela Congregação das Irmãs Canossianas a participar das celebrações, em Roma, onde cantou o Hino com o grupo brasileiro, na Basílica Santa Maria Maior.

Também compôs o Hino para o Congresso Eucarístico Nacional de Campinas – 19 a 22 de julho de 2001, coordenando a gravação do CD “Venham para a Ceia do Senhor”, com diversos cantos eucarísticos, pela Paulus.

Em 2003 gravou e lançou um CD dedicado inteiramente a Nossa Senhora “Cantando louvor a Maria” – cantos devocionais, e o CD – Nas asas do amor -, com letras do Pe. José Bortolini e músicas de sua autoria, ambos lançados pela Paulus. Em 2004, gravou com o grupo “Fruto da Terra”, sob a coordenação de João Cristal, um CD muito especial, comemorativo dos 35 anos de composição e serviço à música litúrgica, lançado e distribuído pela gravadora Paulinas – COMEP, com o título O Mais Além, tendo a participaçãode intérpretes convidados especiais, como Jair Rodrigues, Agnaldo Rayol, Camila Titinger, Celine Imbert, Thelma Chan, Pe. Antonio Maria e outros...

Em dezembro de 2004 foi lançada nova edição do livro CANTOS E ORAÇÕES para a liturgia da Missa, Celebrações e Encontros, da Editora VOZES (antigo Cecília e Vamos Cantar) com cerca de 1.600 cantos – Edição A, com letra para o povo, e Edição B, em dois volumes, com as partituras para os cantores, instrumentistas, músicos... Irmã Miria trabalhou no projeto por mais de quatro anos, coordenando-o juntamente com Frei José Luiz Prim e Frei Alberto Beckäuser. Uma verdadeira Antologia musical!

Em 2005, Irmã Miria celebrou seus 35 anos de composição e dedicação à música litúrgica, com a graça de Deus. Além do CD comemorativo O MAIS ALÉM, pelas Paulinas-COMEP, outros dois foram remasterizados e lançados: O Senhor, minha Festa, com Missas diversas, pela Paulus – Missa da Amizade, da Alegria, Ação de Graças, Noite Feliz e O Senhor, minha Festa; e Cantos celebrativos, pelas Paulinas, com as Missas de Páscoa, O Encontro, Bem-aventurados. Coordenou e lançou também o CD “Queremos ver Jesus”, pela Paulinas, com cantos diversos desse projeto da CNBB, vivido pela Igreja do Brasil. O ano todo, por onde cantou, Irmã Míria celebrou com o povo a ação de graças pelo dom da música recebido de Deus, mas o ponto alto foi no dia 25 de novembro, quando na Igreja São José do Belém, em São Paulo, onde mora e atua, celebrou-se uma solene Eucaristia, presidida pelo Bispo da Região Belém, Dom Pedro Luiz Stringhini, concelebrada por Dom Emilio Pignoli, Pe. Ivan Danhone e outros padres, com a presença de muitos amigos. Também fez parte das comemorações o “Momento Celebrativo Musical”, na Assembléia dos Bispos reunidos em Itaici, na noite de 11 de agosto, quando Irmã Míria cantou para os bispos, o que foi transmitido pela TV Canção Nova e Rede Vida, além de diversos outros programas e entrevistas, nas rádios, jornais e TVs católicas. Por isso, com o coração em festa, transbordando alegria e gratidão, a vida se faz canto mais uma vez, repetindo GRAÇAS, SENHOR, cantando O SENHOR, MINHA FESTA e buscando sempre O MAIS ALÉM.

Irmã Míria participou, em outubro do ano de 2006, como já em anos anteriores, da Semana de Liturgia, sempre realizada em Santa Fé, interior de São Paulo, com o tema “A Música Litúrgica”, de suma importância para o seu trabalho evangelizador através da música.

Dois CDs foram gravados e lançados em 2006, ambos pela Paulus Editora: Santos e Santas de Deus, com 15 músicas-hinos, o primeiro de uma série de CDs que cantam os santos padroeiros. O outro, Eterna Fonte, inspirado na vida, espiritualidade e obra de Santa Teresa de Ávila, contendo uma Missa e cantos diversos, numa linha orante e contemplativa. Ele completa a Trilogia Carmelitana, com Solidão Sonora (São João da Cruz – Paulinas) e Serei o Amor (Santa Teresinha – Paulus). Alguns lançamentos foram feitos, destacando-se setembro – São Roque, e outubro – Belo Horizonte. Além destas duas obras, Irmã Míria coordenou um livro de partituras e CD “Cantar brincando... brincar cantando”, pela Paulus, com 36 brincadeiras e cantos de animação, para encontros com crianças, jovens e adultos, compilados e também compostos ao longo desses anos de viagens pelo Brasil, cantando com o povo. Teve logo sucesso garantido.

De 23 de maio a 09 de junho de 2006, Irmã Míria participou daPeregrinação à Terra Santa, presente que lhe foi dado por um sacerdote amigo, com um grupo de 52 peregrinos de Araraquara e Tietê, pela Home Tour de São Paulo. No roteiro estavam: Egito, Jordânia, Israel e Paris. Uma graça muito especial pisar o chão onde o Filho de Deus se encarnou e viveu sua missão, seguindo-lhe as pegadas. Oxalá tal experiência se transforme em mais música, para a glória de Deus e o bem dos irmãos.  “Peregrinos em Canto”, composto para a ocasião, retrata um pouco a experiência.  

De junho de 2006 a dezembro de 2011, Irmã Míria colaborou com a revista AVE MARIA, dos padres claretianos, escrevendo mensalmente um artigo sobre a Música na Liturgia, o que mais tarde se transformou em livro, com o título “Sustentai com arte a louvação! – A música a serviço da liturgia", muito útil às comunidades, sobretudo aos ministros da música.

Em agosto de 2006 aconteceu o Primeiro Encontro de Compositores Litúrgicos e Letristas, na Lareira São José- São Paulo, convocados pela CNBB, na pessoa do seu assessor para a música litúrgica, Frei Joaquim Fonseca, ofm, o que foi um passo importante na valorização da verdadeira música e num trabalho conjunto para um repertório adequado e digno do Mistério que celebramos na Liturgia. Com duração de quatro anos, a partir de 2008 os encontros foram assessorados pelo Pe. José Carlos Sala, então responsável pela Música Litúrgica da CNBB, dando continuidade à formação de compositores e letristas, encontro que se estendeu pelos anos seguintes, e continua até hoje.

Em 2008, lançou pela Paulus o CD "Abre-te, ó céu!", para a celebração da morte e ressurreição de um irmão, de uma irmã, contendo Missa e diversos cantos.  Lançamentos vários foram feitos em São Paulo e também nos Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, pelo Brasil afora.

Também no ano de 2008 compôs, a pedido de Dom Odilo Pedro Scherer, o Hino Jubilar da Arquidiocese de São Paulo, comemorando os cem anos de sua existência, com o lema “Deus habita esta cidade!” Compôs ainda neste ano o canto “Sim, nós podemos!”, por ocasião da eleição histórica de Barack Obama, como presidente dos Estados Unidos, a cinco de novembro. A ele dedicado e enviado pessoalmente, com a versão em inglês, o mesmo se encontra no  www.youtube.com/irmamiria.

Participou do importante Seminário sobre a Pastoral Litúrgica no Brasil, promovido pela CNBB, na pessoa de Dom Joviano de Lima Júnior e diversos assessores, acontecido em São Paulo, de 11 a 15 de fevereiro de 2008.

Em 2009 coordenou a gravação do CD "Por tudo, dai graças!", com um grupo de Irmãs, em Santa Maria – RS, realizado pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em preparação à beatificação de sua Fundadora, Bárbara Maix, soleníssima Celebração que aconteceu no dia 06 de novembro de 2010, em Porto Alegre, RS.

Em comemoração as seus 40 anos de compositora, em 2010, gravou com a Paulus Gravadora o CD Deus é bom, com 25 refrãos orantes e contemplativos, lançado no mesmo ano.  O CD quis ser também uma homenagem especial a Dom Luciano Mendes de Almeida, cujas últimas palavras, antes de falecer, no dia 27 de agosto de 2006, foram: Deus é bom! Ainda em 2010, celebrou seus 50 anos de Vida Religiosa, como Irmã do Imaculado Coração de Maria.

Em 2010, o tema dos Encontros de Liturgia e Canto Pastoral foi “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”, com o lema “Fica conosco, Senhor”, em razão do Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Brasília. Neste ano, Irmã Miria participou da Assembléia Nacional da CRB, em Brasília, de 19 a 22 de julho, compondo o hino “De olhos fixos em Jesus”, que foi amplamente divulgado e cantado na assembléia, também gravado pelas Paulinas/COMEP.

Ainda, o LP Luz Nova se faz, gravado em 1976 pelas Paulinas/COMEP, foi remasterizado e se transformou em CD. Para celebrar seus 40 anos de composição, Paulinas-COMEP e a Livraria Domingos de Morais promoveram uma “Manhã Musical”, no dia 27 de novembro.

Também em 2010, gravou e lançou o CD “Santos e Santas de Deus” – volume 2, com a gravadora Paulus, com excelente aceitação das comunidades, cantando padroeiros diversos. O maestro Rodrigo Vitta coordenou o trabalho musical, com belíssimos arranjos. “Um grito pela vida” foi um projeto da CNBB em favor da vida, que se transformou em CD, e cujo título leva o nome do hino composto por Irmã Miria, que participou do mesmo projeto.

Experiências sempre ricas e variadas são os Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, que Irmã Miria continua assessorando de norte a sul do Brasil, verdadeiros momentos de graça, geradores de novas inspirações. Cerca de 30 encontros anuais são realizados sob a sua coordenação já há mais de 40 anos, atingindo especialmente os ministros da música e do canto litúrgico.

Em 2011, Irmã Miria teve a especial graça de fazer uma experiência em Moçambique, na África, permanecendo por três meses (início de março a final de maio) em terras africanas, sobretudo em Maputo (capital) e na Província de Nampula, onde percorreu o interior do país, convivendo com as comunidades, tendo contato com a música, a dança e o ritmo africanos, sobretudo na liturgia, o que foi uma riqueza única, ímpar... Desta experiência, inspirada pelo Senhor, nasceram novas músicas, que resultaram no CD Cantarei ao meu Senhor, gravado com a Paulus no mesmo ano, lançado e divulgado no ano de 2012, sobretudo nos Encontros de Liturgia e Canto, contendo Missa, Partes Fixas e cantos diversos, como o marcante “Vou sentir saudades, vou chorar de amor...”.

Com o tema “Em Cristo somos novas criaturas” para os seus Encontros de Liturgia e Canto Pastoral em 2011, destacou a Exortação Apostólica “Verbum Domini”, do Papa Bento XVI, oferecendo sempre repertório novo, rico e variado aos agentes da música litúrgica. Dentre as muitas dioceses visitadas com seu canto, podemos citar: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (capital e Niterói), Goiás (Uruaçu), Paraná (Colombo e Paranavaí), Tocantins (Palmas), Bahia (Feira de Santana e Salvador), entre muitas outras.

Seu nome e pequena biografia constam do “Dicionário de MULHERES”, da autoria de Hilda Agnes Hübner Flores, editado pela Editora Mulheres – Florianópolis, 2011 em sua 2ª edição.

Participou da Expo Católica em julho de 2011, a convite da Editora Ave Maria, em comemoração ao lançamento do seu livro Sustentai com arte a louvação, contendo artigos sobre Música na Liturgia, além de um artigo sobre a Voz Humana, a Beleza na Liturgia e Aventuras Musicais.

O livro “Sustentai com arte a louvação – a música a serviço da liturgia” teve seu lançamento no dia 13 de agosto, na livraria Ave Maria, com a presença de muitos amigos.

Ainda no ano de 2011, a convite do Pe. Leo Pessini, Provincial dos Camilianos no Brasil, ajudou a coordenar a gravação do CD e DVD “Mais coração nas mãos”, juntamente com o produtor Rafael Righini, com 18 músicas, sendo várias delas de sua autoria. O lançamento aconteceu em 2012, celebrando os 90 anos de presença da Província Camiliana no Brasil.

Em 2012, a Igreja celebrou o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, iniciando também o Ano da Fé, assim proclamado pelo Papa Bento XVI, eventos que foram tema dos Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, juntamente com o CD Cantarei ao meu Senhor e o livroSustentai com arte a louvação, ministrados pelo Brasil afora. Também neste ano Ir. Miria participou do encontro “O Concilio Vaticano II, 50 anos depois”, assessorado pelo teólogo jesuíta Pe. João Batista Libânio, em Itaici. Esteve presente ainda na Semana de Liturgia, com o tema “A participação do Povo de Deus como sujeito da liturgia na perspectiva dos pobres, à luz da Sacrosanctum Concilium”.

Em maio de 2012, recebeu da Associação do Senhor Jesus – TV Século 21, como Prêmio Nacional da Música Católica, o Troféu “Louvemos o Senhor 2012” - mérito especial por suas composições litúrgicas.

Entre muitos outros cantos, compôs o Hino Jubilar da Diocese de Penedo, AL, e participou da Celebração festiva, acontecida em outubro de 2012, ocasião em que o Hino foi solenemente executado. Também o Hino do Centenário da Igreja Matriz de Jaraguá do Sul – SC fez parte das festividades daquela Igreja, quando em julho aconteceu o Encontro de Liturgia e Canto. Em novembro houve o evento musical da Família Paulina, na FAPCOM, São Paulo, “Oi, vem pra cá!”, do qual Irmã Miria participou, cantando algumas das suas canções vocacionais.

Também em 2012 nasceu e se concretizou o projeto musical Padrinho do Povo, com músicas inspiradas no Padim Ciço, do Juazeiro do Norte, CE, feito de experiências profundas de Deus com o santo do povo, sobretudo do Nordeste. Apresentado à equipe da Paulus, foi aprovado e gravado ainda no final de 2012, com 18 cantos que cantam a vida e a obra do querido padrinho. A ser lançado em 2013.

Os Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, a serem ministrados de norte a sul do Brasil neste ano de 2013, têm por lema CREIO, Ó SENHOR, celebrando o Ano da Fé, os 50 Anos do Concílio Vaticano II e a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, concretizando também em música, o Documento 97 da CNBB: Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja. Contemplam ainda, Missa e cantos inspirados na vida e obra do Padim Ciço, o Padrinho do Povo.

Segundo Frei Patrício Sciadini, “Irmã Miria não é uma simples compositora, uma conhecedora da técnica musical, mas uma alma contemplativa, que compreende o desejo religioso mais profundo do ser humano, traduzindo-o em música que eleva a Deus. Através de seus cantos, o povo reza, medita a Palavra, se sustenta na luta, sempre atento aos sinais dos tempos que questionam e evangelizam”.
Para saber mais sobre a autora: http://www.irmamiria.com.br

Nenhum comentário: