segunda-feira, 29 de julho de 2013

Juazeiro do Norte sediará I Fórum da Rede Cegonha

O município de Juazeiro do Norte abrirá as portas do auditório do CEREST nesta terça-feira, dia 30 de julho, para sediar o I Fórum Regional da Rede Cegonha que será aberto às 9 horas pela Coordenadora da 21ª Coordenadoria Regional de Saúde, Nizete Sampaio Herculano. Trata-se de uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento e ao desenvolvimento saudáveis.

No encontro, Juazeiro do Norte vai apresentar as planilhas do que executa, desafios e propostas de todo um trabalho que vem recebendo.A meta é cuidar bem da mulher e da criança desde a parte de saúde numa ação em rede com atenção básica e especializada até a prevenção contra a violência. A Coordenadora da Saúde da Mulher e Rede Cegonha de Juazeiro, Ana Paula Ribeiro, informou que o grupo condutor está formado desde maio e promove reuniões freqüentes debruçado sobre um plano de ações até o próximo ano.

No fórum desta terça, a primeira palestra será sobre “Definições e Finalidades” com a técnica do Núcleo de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do Ceará, Marley Carvalho. Depois, o tema: “Rede Cegonha no Ceará e na Região de Juazeiro: Histórico e Resultados” com membro do Grupo Condutor da Rede Cegonha da 21ª CRES, Geórgia Xavier Maia. Fechando a manhã, apresentações de estratégias para o fortalecimento da Atenção à Saúde da Mulher e da Criança com o presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Infantil da SESA, Mariano de Araújo Freitas.

A parte da tarde começa com a apresentação do Comitê Regional de Prevenção de Óbito Materno, Infantil e Fetal com a Coordenadora da Saúde Reprodutiva da 21ª CRES, Mércia Maria de Alencar. Depois, palestra sobre a “Situação Epidemiológica da Atenção à Saúde da Mulher e da Criança no Ceará e Região de Saúde de Juazeiro” com membro do Comitê Estadual de Mortalidade Materna, Socorro Ramos e a Mestranda em Saúde Pública, Janiely Matos, terminando com uma mesa redonda para debater sobre a atual realidade da Rede Cegonha na Região de Saúde de Juazeiro sob a mediação da Coordenadora da Central de Regulação, Maria de Fátima Vasques Monteiro.

Nenhum comentário: