sábado, 21 de abril de 2012

Félix Macêdo - 90 Anos
Félix Macêdo do Nascimento nasceu no Sítio Mondéus, município de Barbalha, Ceará, aos 17 dias de abril de 1922, sexto filho de Rosendo Faustino Nascimento e Joaquina Izabel de Macêdo.
Ainda jovem passou a morar em Juazeiro do Norte, onde foi trabalhar, morando na casa do cunhado Valdo Figueiredo, casado com sua irmã Maroli. Aqui se estabeleceu com a mercearia Casa São Félix e foi também onde conheceu a jovem Suleta, filha de Letícia Fernandes Oliveira e enteada de Genário Oliveira Cruz. Deste casamento nasceram seis filhas: Fátima, Lúcia (natimorta), Margarida,  Maristane e Marilene (gêmeas)  e Célia. Seu Félix foi pioneiro em Juazeiro no ramo de venda de joias vindas do sudeste do Brasil. Viajava regularmente ao Rio de Janeiro de onde trazia belíssimas joias para abastecer o comércio juazeirense.
Em 1969,  foi morar em Fortaleza e lá se estabeleceu no ramo de construção até se aposentar. Para ocupar o tempo ocioso, costumava sentar para meditar e relembrar todas as etapas da sua vida, oportunidade em que ia escrevendo em qualquer papel que lhe estivesse à mão, de próprio punho ou apenas ditando para as filhas, pensamentos que depois foram enfeixados no livro Momentos, lançado por ocasião da festa em comemoração aos seus 90 anos, realizada sábado, 21, em Fortaleza. Foi uma grande surpresa para ele que jamais imaginou que seus textos fossem um dia organizados sob a forma de obra literária, porquanto foram escritos sem nenhuma pretensão. O livro é constituído de fragmentos do dia a dia, com situações vividas, com constatações da realidade ou com seus belos e muitas vezes tristes pensamentos, alguns dos quais são aqui transcritos. 

Pensamentos de Félix Macêdo do Nascimento
- Se você é um ser racional e não é doente, sabe que esta vida acaba. Procure encontrar o Criador de tudo, Deus. E outra vida feliz encontrará e jamais acabará.

- Viva enquanto a vida com você está, para que você não morra quando a vida acabar.

- Quando você esmaga a consciência, sai de Deus. E quando você sai de Deus, a vida perde o sentido.

- Só compreendi alguma coisa quando compreendi que não sou nada.

- Ao anoitecer, este bando de andorinhas magras, que não sei de onde vem nem para onde vai, começa a acabar comigo, trazendo a minha infância, afogando-me nas saudades.

- A minha mordomia é curtir a saudade de tudo que passou.

- Quando você está com Deus, o fogo não queima, a água não afoga, tudo é vida!

- Viver é entender e compreender a razão da própria vida.

- Preocupação é uma força incontrolável impulsionada para a destruição da vida.

- A maior sabedoria não é ser sábio, mas entender a vida sem revolta.

- Juazeiro, eu moro aqui em Fortaleza, mas meu coração está aí.





Nenhum comentário: