terça-feira, 24 de abril de 2012

Comitiva de Paudalho (PE) deixa Juazeiro após conhecer o receptivo local das romarias

Uma comitiva do município de Paudalho (PE) liderada pelo prefeito José Fernando Moreira da Silva (PTB), de 43 anos, deixou Juazeiro do Norte na manhã deste domingo após três dias na cidade. Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, o objetivo foi conhecer a estrutura de acolhimento aos fiéis que visitam a terra de Padre Cícero. Com população de 52 mil habitantes, Paudalho fica a uma distância de 45 km em relação a Recife e pretende incrementar o pólo de romarias em torno de São Severino dos Ramos naquela cidade.
Vieram com o prefeito a primeira dama, Maria do Carmo; o Secretário de Turismo, João Batista; a Chefe de Gabinete, Maria José; a Secretária de Saúde, Valquíria Marinho; e o assessor de Imprensa, Elielson Lima. O grupo chegou na noite de quinta-feira e já na manhã do dia seguinte participou da missa do dia 20 em sufrágio da alma de Padre Cícero. Eles visitaram lugares considerados sagrados pelos romeiros como a Capela do Socorro, a Basílica de Nossa Senhora, O Museu da Rua São José, o Memorial, a estátua de Padre Cícero e outras Igrejas.
Na manhã de sábado, o prefeito Fernando Moreira esteve com o prefeito Manoel Santana, e disse ao mesmo que cerca de 30 ônibus provenientes de Paudalho vem a Juazeiro todos os anos em épocas diferentes. Ele já tinha vindo anteriormente na companhia do Bispo da Diocese de Nazaré da Mata (PE), Dom Severino Batista, igualmente com o objetivo de colher experiências. Segundo o prefeito pernambucano a nova visita serviu de base importante para o Santuário de São Severino dos Ramos e ele observou que Juazeiro tem procurado se organizar cada vez mais.
Fernando Moreira elogiou a estrutura local e adiantou ainda a pretensão de incluir Paudalho na rede nacional de cidades históricas e turísticas. Conforme disse, o centro da Romaria a São Severino é na Fazenda Engenho Ramos onde fica a Capela de Nossa Senhora da Luz. É intenção do Governo do Estado desapropriar o espaço que recebe, aos domingos, cerca de 30 mil pessoas sem qualquer estrutura de acolhimento já que os donos não se preocupam com essa situação. (Texto e foto de Demontier Tenório)
Momento em que o Secretário de Turismo e Romaira,
José Carlos dos Santos, recepcionava os visitantes.

Nenhum comentário: