quarta-feira, 4 de abril de 2012

Em Limeira, exposição capta devoção ao Padre Cícero

As 16 fotos da mostra foram clicadas em Juazeiro do Norte em 2006 e podem ser vistas até o dia 15 de abril
  • Padre Cícero_Portal liberal.com.br
  • Exposição capta devoção ao Padre Cícero
  • Padre Cícero_Portal liberal.com.br
  • Padre Cícero_Portal liberal.com.br
  • Padre Cícero_Portal liberal.com.br
  • Padre Cícero_Portal liberal.com.br
  • Padre Cícero_Portal liberal.com.br
  • Padre Cícero_Portal liberal.com.br
Exposição capta devoção ao Padre Cícero
Carlos Alberto Nogueira / Divulgação
Padre Cícero_Portal liberal.com.br
Emoção, dedicação, paixão, entrega. Todas essas características marcam presença na exposição "Meu Padim - Nossa Fé", que o fotógrafo Carlos Alberto Nogueira traz ao Sesi (Serviço Social da Indústria) de Limeira a partir da próxima terça-feira.
Exposição capta devoção ao Padre Cícero
Carlos Alberto Nogueira / Divulgação
A mostra é composta por 16 fotos registradas em 2006 durante uma visita a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, em um workshop de alunos do renomado fotógrafo Walter Firma.
O grupo do qual Nogueira fazia parte partiu de carro de Recife, em Pernambuco, em direção ao sertão cearense. Durante o caminho o grupo foi sendo absorvido pelas cores e as imagens locais.
Impressionado pelas demonstrações de fé ao santo que é um dos símbolos do Nordeste, Nogueira focou suas lentes principalmente sobre os romeiros, e também sobre as alegorias e objetos espontaneamente produzidos por eles, sempre carregados com o colorido, a criatividade e simplicidade espontânea próprios do povo do nordestino.
De acordo com o fotógrafo, sua intenção foi captar as emoções puras e verdadeiras dos fiéis para transportar o observador até o sertão do Cariri. "Quero que o visitante sinta a fé e a dedicação deste povo, que não mede esforços para estar ali ao lado da memória do Padim", explica. 
Nogueira começou a fotografar em 1987, quando conseguiu comprar sua primeira máquina fotográfica. Engenheiro por formação, o fotógrafo autodidata inicialmente começou clicando a natureza e atividades de ecoturismo. Mas, rapidamente, o dia a dia das cidades lhe chamou a atenção do olhar e, logo, ele ganhou muita experiência no controle da luz, fotografando shows e espetáculos diversos. 
Porém, o seu maior interesse é o que ele chama de "o homem brasileiro e suas manifestações culturais". Em seu arquivo estão muitas imagens de festivais religiosos e eventos populares como o Carnaval. "Gosto de registrar a maneira de viver, trabalhar, divertir e se emocionar das pessoas. Tenho uma visão antropológica sobre as coisas", completa. 

Jornalismo
As imagens de Nogueira não entram no julgamento de quem foi Padre Cícero. Pelo contrário, sua função ali foi a de traduzir ao espectador de sua exposição o que se passa naquela região durante a festa em homenagem ao padroeiro local. 
"O meu jeito de fotografar é jornalístico", resume. Ele também reforça que, durante sua estada em Juazeiro do Norte, recebeu uma "verdadeira aula de Brasil". "Por mais que eu já tivesse ouvido falar no que acontece lá durante as romarias, nada de compara ao que encontramos", afirma.
As 16 fotos de sua exposição ajuda um pouco a traduzir isso a quem nunca viveu essa experiência.

ACONTECE: A exposição "Meu Padim - Nossa Fé" pode ser visitada gratuitamente a partir de amanhã até o dia 15 de abril, de terça-feira a domingo, no horário das 8h às 17h. O Sesi de Limeira fica na Avenida Major José Levy Sobrinho, 2.415, Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (19) 3451-5710.

Nenhum comentário: