quinta-feira, 12 de abril de 2012

Educação aprova criação de Universidade Federal do Cariri, no Ceará


Ariosto Holanda
Ariosto Holanda: nova universidade vai promover o desenvolvimento sustentável do País.


A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na quarta-feira (11), proposta que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA), com sede na cidade de Juazeiro do Norte (CE). A nova universidade vai ser integrada pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará. Além disso, deverão ser criados novos campi nos municípios de Icó e Brejo Santo. A medida está prevista no Projeto de Lei 2208/11, do Executivo.

O relator, deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), elogiou a iniciativa: “Ofertar alternativas de ensino superior público, gratuito e de excelência e promover formação técnica e tecnológica de boa qualidade são condições essenciais para o desenvolvimento sustentável do País. Ademais, facultar o acesso a esse nível de ensino e formação também à população mais pobre significa assegurar de fato cidadania e equidade”.

Cursos
De acordo com a exposição de motivos do Executivo, deverão ser oferecidos inicialmente 27 cursos de graduação. A meta do governo é atender 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação.

Para trabalhar na nova universidade, o PL 2208/11 prevê a contratação de 197 professores, 212 funcionários de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário. O projeto também cria 482 novos cargos de direção e funções gratificadas.

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
Reportagem – Carolina Pompeu 
Edição – Newton Araújo

Nenhum comentário: