quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ZÉ MENEZES

Data: 13/10/2010 | Horário: 20h | Local: CAIXA Cultural Brasília Endereço: CAIXA Cultural Brasília - SBS Qd 4 lotes 3/4, anexo do edifício matriz da CAIXA

"Sou bonito, sou rico, moro perto, toco bem, tenho telefone... porém tenho um grande defeito: sou muito modesto!". A frase revela o bom humor e a vitalidade de um dos maiores nomes da produção musical brasileira: Zé Menezes, autor de diversos sucessos, como a trilha sonora de abertura do programa "Os Trapalhões", entre outros. Aos 89 anos de idade, o violonista, guitarrista, compositor e arranjador - em plena atividade criativa - lança seu último CD: Autoral Nova Bossa. Virtuose, o artista, cuja carreira confunde-se com a história da música popular brasileira no século XX, chega ao palco da CAIXA Cultural Brasília na quarta-feira (13), às 20h, acompanhado de Daniela Spielmann (flauta / sax soprano), Marcos Nimrichter (piano / acordeom), Marcello Gonçalves (violão de 7 Cordas), Jorge Helder (baixo) e Márcio Bahia (bateria).

Biografia
Nascido em 1921, na pequena Jardim (CE), aos 8 anos José Menezes de França já tocava profissionalmente no cinema de Juazeiro do Norte. Foi ao cavaquinho que o menino se apresentou diante do Padre Cícero. O padroeiro abençoou o início de uma carreira que viria a se tornar uma das mais frutíferas e longevas da música brasileira.Não demoraria muito para que o violonista da Ceará Rádio Clube passasse a ocupar posição de destaque nas rádios cariocas. Em 1947, foi contratado pela Rádio Nacional. A partir daí, seu trabalho, como arranjador, compositor e instrumentista, o colocaria na linha de frente da produção musical no país. Entre seus parceiros, estão nomes como Radamés Gnatalli, Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Gilberto Milfont, Miúcha e Tom Jobim.A experiência, como produtor musical, nos tempos do rádio, de certa forma, familiarizou o músico ao ambiente da TV. A partir da década de 70, trabalhando na Rede Globo, Zé Menezes emplacou trilhas e vinhetas que, até hoje, ocupam a memória auditiva popular: são dele os temas de "Chico City", "Viva o Gordo" e - o mais famoso - "Os Trapalhões".

(fONTE: http://cerradomix.maiscomunidade.com/evento/shows/3799/ZE-MENEZES.pnhtml)


Nenhum comentário: