sábado, 16 de outubro de 2010

PREFEITO CONVOCA SOCIEDADE PARA IMPULSIONAR FESTA DO CENTENÁRIO


O pontapé visando a articulação das entidades representativas da sociedade em nome da festa pelos 100 anos de Juazeiro do Norte foi dado em uma reunião ampla realizada na manhã desta sexta-feira no gabinete do prefeito Manoel Santana. Ele próprio coordenou a iniciativa com a participação de membros da Comissão Organizadora do Centenário que instituiu há quase dois anos e o Conselho da Cidade. A meta, conforme disse, é erguer a estima de todos envolvendo-os nos preparativos para os eventos.
Uma das idéias discutidas é a criação de uma Caravana do Centenário para percorrer alguns estados a partir do mês de janeiro mobilizando juazeirenses que moram distante e tentando atrair outros que tem um carinho especial pela terra de Padre Cícero. Santana prometeu para o mês de novembro o início das obras da Praça do Marco Zero após a cúpula da Praça dos Romeiros. Disse mais sobre a existência de recursos para os quatro portais de entrada de Juazeiro e mais o portal da fé.
Outros projetos são os marcos de identidade centenária se constituindo pequenos monumentos para serem construídos em pontos estratégicos. Ao todo são projetos com R$ 10 milhões previstos e uma parte já repassada ao município por força do apoio concedido pelo Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a partir do apelo feito pelo deputado federal José Nobre Guimarães. O prefeito avisou ainda que está lutando por recursos para a construção do anel viário.
O Coordenador Executivo da Comissão e Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, fez uma exposição sobre os eventos já relacionados para o Centenário citando, inclusive, a parte cultural como a reedição e edição de cerca de 100 livros, realização de uma seminário para discutir o futuro de Juazeiro, exibição de filmes e vídeos e muitas outras atividades. Ele disse que o pensamento é transformar por completo o mês de julho de 2011 em festa.
Eventos como Semana do Padre Cícero, Juaforró, desfiles, atividades do SESC, Centro Cultural do BNB e todos os outros de diversas entidades devem ostentar relação direta com os 100 anos de Juazeiro. O Capitão Agra Filho, relações públicas do 2º BPM, elogiou a idéia da caravana, enquanto o representante do Lions, Antonio Avartanhas de Souza, disse da intenção do clube em editar um livro em comemoração ao Centenário de Juazeiro.
Ele defendeu maior integração de todos os segmentos em prol de uma grande festa seguindo a sugestão do médico Edgar Ferreira apelando para que todos vistam a camisa do Centenário. Outra sugestão foi a adesivagem de carros com a logomarca oficial. Já o diretor da Faculdade Leão Sampaio, Jaime Romero, defendeu a veiculação de um vídeo institucional sobre Juazeiro do Norte mostrando a religiosidade, o comércio e a força do ensino superior a fim de projetar mais a cidade por diversos pontos do país.(Demontier Tenório)

Nenhum comentário: