terça-feira, 26 de outubro de 2010

Documentários divulgam dez festas folclóricas do Brasil: Juazeiro presente

A fé e o folclore do povo brasileiro viraram filme. O Ministério do Turismo criou uma coleção de dez documentários sobre grandes festas culturais que viraram atrações turísticas do país. As seis primeiras produções já foram finalizadas e tiveram sua primeira exibição pública durante a Feira das Américas – Abav 2010. As gravações continuam na próxima semana em Juazeiro do Norte (CE), durante a Romaria do Padre Cícero. Até março, a coleção estará completa, com 10 festas populares documentadas.

Documentários divulgam dez festas folclóricas do Brasil

As festas juninas são parte da coleção que servirá para atrair turistas para as várias regiões do país.

Cada vídeo tem 24 minutos e documenta uma manifestação cultural brasileira: as celebrações de Corpus Christi (Rio de Janeiro e Espírito Santo), as festas juninas (Sergipe), a Procissão Fluvial de São Pedro (Manaus, AM), a Festa do Divino Espírito Santo (Pirenópolis, GO), a Semana Farroupilha (Porto Alegre, RS) e a Festa da Nossa Senhora da Boa Morte (Cachoeiras, BA). O objetivo do projeto "Tradições Brasil" é estimular a inclusão dessas festas populares nas estratégias de comercialização dos destinos turísticos. "Nossa intenção é fazer com que os operadores percebam a riqueza dessas expressões culturais e trabalhem esses atrativos para incrementar o turismo no país. Esses produtos podem oferecer um outro olhar sobre o destino porque eles mostram a cara do Brasil", explica Cristina Gomide, do Ministério do Turismo.
Segundo Rani Ribeiro, que integra a equipe de produção dos documentários, o processo de preparação das gravações inclui uma pesquisa prévia detalhada sobre manifestações folclóricas, aspectos gastronômicos e culturais, crenças, música e dança das festas populares selecionadas para a coleção, além da identificação dos atrativos turísticos regionais.
De Brasília
Com informações do MTur

http://www.vermelho.org.br

Um comentário:

IDERVAL TENÓRIO disse...

Amigo Daniel.Juaseiro do Norte é um grande polo turístico, uma vez falei o Secretário de Turismo epocas passadas e nada foi feito. Eu editaria uma revista com os pontos de Juazeiro e enviaria aos filhos do Juazeiro que moram fora e eles divulgariam a cidade. Exemplo.

100 exemplares para a minha Clínica e eu repassaria para os potenciais, Empresários, Médicos e demais formadores de opinião, depois de 01 ano com esse programa, Juazeiro seria outro, seria preciso muito treinamento para receber os visitantes.Potencial tem, basta atuuação. O Turismo Religioso ainda é pouco explorado. Levarei para o centenário um gruopo de influentes aqui de Salvador, bancarei parte deles ,mas os mesmo terão o prazer de conhecer uma Romaria e viver de perto a saga e a fé do Nordeste. Eu sou mais Juazeiro.Iderval Reginaldo Teneório